Há 30 anos, José Viana começou a fazer a peregrinação anual até ao Santuário de Fátima. Na altura, foi só com dois amigos. Mas, ao longo dos anos, mais pessoas se foram juntando, o grupo foi crescendo e, hoje, foram 85 os peregrinos que partiram de Barcelos.
Uma missa celebrada às 08:00 de na Igreja do Senhor da Cruz com a Bênção ao Peregrino marcou o arranque do grupo que, dali, saiu de autocarro para o Porto. A etapa de 54 quilómetros entre Barcelos e Porto já a tinham feito anteriormente, até para os peregrinos se ambientarem.
“Já caminho para Fátima há 30 anos. Há 30 anos, vim eu e mais dois colegas, até fizemos o percurso todo em três dias, a um ritmo certinho. Depois o grupo foi sempre a aumentar. No ano passado chegou aos 69 peregrinos e este ano é o maior de sempre”, conta a O MINHO José Viana.
Com experiência nesta peregrinação, o grupo já leva três carrinhas de apoio. Para já, está tudo “a correr bem”.
“O grupo está a caminhar bem, a ver se chegámos a horas aos destinos definidos para almoçar e descansar”, aponta o organizador.
Está previsto que o grupo de peregrinos de Barcelos chegue ao Santuário de Fátima no dia 12 de maio, segunda-feira, às 13:00.
A peregrinação de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima vai ser presidida pelo cardeal brasileiro Jaime Spengler, arcebispo metropolita de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e do Conselho Episcopal Latino-Americano.
Esta é a primeira grande peregrinação do ano ao maior templo mariano do país e ocorre três semanas após a morte do Papa Francisco, que esteve no santuário em 2017 (centenário dos acontecimentos na Cova da Iria e canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto) e em 2023 (no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa).