A eleição de representação na Assembleia Municipal é o objetivo da candidatura do Livre à Câmara de Barcelos, encabeçada pelo engenheiro do ambiente Jorge Araújo, foi hoje anunciado.
Em declarações à Lusa, Jorge Araújo, de 44 anos, adiantou que a mobilidade e rede viária, a habitação pública e o saneamento são as principais apostas da sua candidatura.
“As estradas municipais estão em péssimo estado, são do pior que há no país”, referiu.
Defendeu que a habitação pública “está muito parada” em relação ao que está previsto no PRR e alertou que está apenas prevista a cobertura de 70% em termos de saneamento.
Nesta que é a primeira vez que o Livre concorre em Barcelos, Jorge Araújo estabelece, como “fasquia realista”, a eleição de um ou mais deputados municipais.
Na corrida à Câmara de Barcelos, estão também já anunciados os nomes de Mário Constantino (atual presidente, que volta a encabeçar a coligação PSD/CDS-PP e movimento independente Barcelos Terra de Futuro), Armandina Saleiro (PS), Paulo Ralha (Chega), Mário Figueiredo (CDU), Magda Ferro (Iniciativa Liberal) e Joana Neiva (Bloco de Esquerda).
A Câmara de Barcelos é atualmente governada por uma coligação liderada pelo PSD e que integra ainda o CDS-PP e o movimento independente Barcelos, Terra de Futuro (BTF).
Em 2021, esta coligação conseguiu seis eleitos, contra cinco do PS.
Um dos eleitos socialistas, Alexandre Maciel, assumiu, entretanto, o estatuto de independente.