Um jogador foi detido por agredir o árbitro numa partida do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Seniores da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), no domingo, entre o Âncora Praia FC e a UD Lanheses, em Caminha.
Em comunicado, o Conselho de Arbitragem da AFVC afirma que Duarte Dinis, de 24 anos, jogador do Âncora Praia, clube da casa, “agrediu covardemente o árbitro do jogo levando à interrupção definitiva do mesmo”.
“O Conselho de Arbitragem tudo fará para que o agressor seja severamente punido. Esperamos que quem cometa estes atos selvagens, seja completamente banido do futebol e do desporto em geral”, acrescenta o comunicado, garantindo “todo o apoio necessário ao árbitro para que o processo vá até às últimas instâncias quer a nível desportivo, quer a nível civil”.
Fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo confirmou a O MINHO que o atleta foi detido, tendo sido presente a tribunal esta manhã.
Entretanto, o Âncora Praia já manifestou “repúdio” pela atitude do seu atleta.
“Lamentamos e condenamos veementemente qualquer tipo de violência ou desrespeito contra árbitros, adversários e demais envolvidos no espetáculo desportivo, pelo que desde já apresentamos as nossas sinceras desculpas pela agressão ocorrida”, pode ler-se.
Segundo o jornal Record, a agressão aconteceu aos 61 minutos, altura em que a formação de Lanheses, visitante, vencia por 1-0.
O árbitro, Francisco Coutinho, assinalou uma falta a favor dos forasteiros, o que irritou os jogadores da casa. Duarte Dinis, que estava no banco, acabou sendo expulso por protestos. Assim que viu o cartão vermelho, o atleta partiu para as agressões.