Alto Minho
João Tordo e Ana Bacalhau são os destaques da feira do livro de Ponte da Barca
Apresentação de um documentário sobre a natureza do concelho é outro dos destaques
Ponte da Barca recebe, a partir de hoje e até ao dia 19 de maio, a 26ª edição da Feira do Livro, com sessões todas as manhãs dedicadas às crianças e apresentação de projetos de autores e cantores, como João Tordo ou Ana Bacalhau.
O evento será, ainda, aproveitado para apresentar um documentário produzido pelo Município e intitulado “Viver a Natureza em Ponte da Barca”.
Hoje é dia de conhecer a obra de Frei Agostinho Cruz, um dos nomes da lírica portuguesa. A apresentação estará a cargo José Cândido de Oliveira Martins e, durante a sessão, terá lugar uma encenação teatral pelos Canários de Bravães dirigidos pelo Encenador Jaime Ferreri.
Na quinta-feira, o dia começa com uma sessão dinamizada pela Associação Soy Niño Sou Criança e leva as crianças num momento participativo, em que são convidadas a escrever e desenhar momentos especiais das suas vidas para depois narrarem seus textos ou apresentarem os seus desenhos no estúdio da “Rádio Chiquita”, recriado para a ocasião.
De tarde tem lugar o encontro com o autor José Viale Moutinho, jornalista, escritor e autor de cerca de meia centena de livros para crianças e de trabalhos nas áreas de investigação.
Pelas 21:30 o escritor João Tordo apresenta o seu título mais recente, “A mulher que correu atrás do vento”.
No dia 17 há mais uma sessão de contos dedicada aos mais pequeninos com “As coisas que o saco diz”, da contadora de histórias Mariana Machado.
Segue-se a entrega das distinções do Concurso de Leitura, dirigido aos alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e da Epralima – Escola Profissional do Alto Lima e, ao final do dia, a apresentação do projecto “Desafiar Estereótipos” por Ana Bacalhau, um livro que integra três histórias ficcionadas sobre a Igualdade de Género e de Oportunidade com letras das músicas da autoria de Ana Bacalhau.
Sábado, dia 18, acontece mais um “Aqui há história”, um projeto de incentivo à leitura promovido pela Biblioteca Municipal de Ponte da Barca e que visa envolver as camadas mais jovens no mundo do livro.
À noite, pelas 21:30, ocorre a apresentação do documentário “Viver a Natureza em Ponte da Barca” sobre a fauna e a flora no concelho de Ponte da Barca. Da autoria de Pedro Cequeira e Carlos Pontes e produzido pelo Município de Ponte da Barca, este é um projeto que explora de forma minuciosa os recantos mais enigmáticos da Serra Amarela e do Rio Lima.
No último dia, 19 de maio, tem lugar a atuação da academia de dança local Dance Fuel.
-
Alto MinhoHá 13 horas
Gigante de 74 metros ‘parou’ Valença e Monção
-
AveHá 2 dias
Apostador ganha 77.777 euros na raspadinha em Famalicão
-
BarcelosHá 15 horas
“Olá, mãe”. Funcionária de banco em Barcelos impede sexagenária de cair na burla do WhatsApp
-
GuimarãesHá 2 dias
Cresceu em Guimarães a ver mãe e avó fazerem vestidos. Agora está no “coração do mundo da alta costura”