Seguir o O MINHO

Alto Minho

João Tordo e Ana Bacalhau são os destaques da feira do livro de Ponte da Barca

Apresentação de um documentário sobre a natureza do concelho é outro dos destaques

em

Foto: CM Ponte da Barca

Ponte da Barca recebe, a partir de hoje e até ao dia 19 de maio, a 26ª edição da Feira do Livro, com sessões todas as manhãs dedicadas às crianças e apresentação de projetos de autores e cantores, como João Tordo ou Ana Bacalhau.

O evento será, ainda, aproveitado para apresentar um documentário produzido pelo Município e intitulado “Viver a Natureza em Ponte da Barca”.

Hoje é dia de conhecer a obra de Frei Agostinho Cruz, um dos nomes da lírica portuguesa. A apresentação estará a cargo José Cândido de Oliveira Martins e, durante a sessão, terá lugar uma encenação teatral pelos Canários de Bravães dirigidos pelo Encenador Jaime Ferreri.

Na quinta-feira, o dia começa com uma sessão dinamizada pela Associação Soy Niño Sou Criança e leva as crianças num momento participativo, em que são convidadas a escrever e desenhar momentos especiais das suas vidas para depois narrarem seus textos ou apresentarem os seus desenhos no estúdio da “Rádio Chiquita”, recriado para a ocasião.

De tarde tem lugar o encontro com o autor José Viale Moutinho, jornalista, escritor e autor de cerca de meia centena de livros para crianças e de trabalhos nas áreas de investigação.

Pelas 21:30 o escritor João Tordo apresenta o seu título mais recente, “A mulher que correu atrás do vento”.

No dia 17 há mais uma sessão de contos dedicada aos mais pequeninos com “As coisas que o saco diz”, da contadora de histórias Mariana Machado.

Segue-se a entrega das distinções do Concurso de Leitura, dirigido aos alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e da Epralima – Escola Profissional do Alto Lima e, ao final do dia, a apresentação do projecto “Desafiar Estereótipos” por Ana Bacalhau, um livro que integra três histórias ficcionadas sobre a Igualdade de Género e de Oportunidade com letras das músicas da autoria de Ana Bacalhau.

Sábado, dia 18, acontece mais um “Aqui há história”, um projeto de incentivo à leitura promovido pela Biblioteca Municipal de Ponte da Barca e que visa envolver as camadas mais jovens no mundo do livro.

À noite, pelas 21:30, ocorre a apresentação do documentário “Viver a Natureza em Ponte da Barca” sobre a fauna e a flora no concelho de Ponte da Barca. Da autoria de Pedro Cequeira e Carlos Pontes e produzido pelo Município de Ponte da Barca, este é um projeto que explora de forma minuciosa os recantos mais enigmáticos da Serra Amarela e do Rio Lima.

No último dia, 19 de maio, tem lugar a atuação da academia de dança local Dance Fuel.

Populares