O tenista português João Sousa venceu hoje o torneio de Pune, na Índia, ao bater na final o finlandês Emil Ruusuvuori em três ‘sets’, conquistando o quatro título da carreira
João Sousa, 137.º do ‘ranking’ mundial, bateu o tenista finlandês, n.º 87 da hierarquia, com os parciais de 7-6 (11-9), 4-6 e 6-1, após duas horas e 45 minutos de confronto no torneio ATP 250.
Campeão @joaosousa30 🏆
The man from 🇵🇹 is the #TataOpenMaharashtra 2022 Singles Winner 🙌#AdvantagePune #ATPTour #ATP #Tennis | @msltatennis @tatacompanies @atptour pic.twitter.com/J4gCgGtpYI
— Tata Open Maharashtra (@MaharashtraOpen) February 6, 2022
O tenista português superiorizou-se no primeiro ‘set’ já no ‘tie-break’, depois de ambos os jogadores terem perdido um jogo de serviço, e no segundo ‘set’ parecia ter tudo encaminhado para voltar a vencer, quando chegou ao 4-1, mas permitiu a recuperação do adversário, que venceu cinco jogos seguidos.
No terceiro e decisivo ‘set’, João Sousa entrou decidido e quebrou por duas vezes o serviço do jogador finlandês, terminando com um confortável 6-1.
🏆🇵🇹 É O REGRESSO ÀS VITÓRIAS 🏆🇵🇹
Parabéns, João Sousa! 💪#sporttvportugal #atptour #JoaoSousa pic.twitter.com/X1x1ntelkQ
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) February 6, 2022
O vimaranense, de 32 anos, que marcou presença pela 11.ª vez em finais, conquistou o seu quarto título, depois dos triunfos no Estoril (2018), Valência (2015) e Kuala Lumpur (2013).
O atleta minhoto terminou precocemente a temporada de 2019 com uma fratura de esforço no pé esquerdo e nas duas épocas seguintes, além de mais alguns problemas físicos, nomeadamente uma tendinite no braço direito, não conseguiu ganhar encontros consecutivos e recuperar o seu melhor nível, até estas cinco vitórias em Pune que culminaram com a conquista do troféu.