Seguir o O MINHO

Desporto

João Sousa sobe a 70 do mundo

Conquistador foi eliminado na segunda ronda, em Roma, por Roger Federer

em

Foto: DR

O tenista vimaranense João Sousa subiu duas posições e é 70.º na classificação ATP, numa lista que foi hoje divulgada e continua a ser liderada pelo sérvio Novak Djokovic.

João Sousa, que tem como melhor posição no ranking o 28.º lugar alcançado em 16 de maio de 2016, foi na semana passada eliminado na segunda ronda do Masters 1.000 de Roma, pelo suíço Roger Federer, terceiro da hierarquia.

A liderança mundial continua nas ‘mãos’ de Djokovic, seguido do espanhol Rafael Nadal, que no domingo venceu em Roma o seu primeiro título desde agosto de 2018, ao impor-se ao sérvio por 6-0, 4-6 e 6-1.

No ‘top 10’, destaque para o grego Stefanos Tsitsipas, campeão este ano no Estoril Open, que chegou às meias-finais em Roma – foi derrotado por Nadal – e subiu ao sexto lugar na classificação, por troca com o japonês Kei Nishikori.

Ainda entre os portugueses, Pedro Sousa desceu duas posições e é 125.º tenista mundial, enquanto João Domingues subiu três lugares e ocupa agora o 160.º posto.

Em femininos, a checa Karolina Pliskova foi finalista vencida em Roma – diante da britânica Johanna Konta – e chegou à vice-liderança do ranking WTA, subindo cinco lugares, atrás da japonesa Naomi Osaka.

Konta, que em Roma conseguiu o terceiro título da carreira, progrediu 16 posições, ocupando hoje o 26.º lugar.

Anúncio

Futebol

Famalicão anuncia contratação do sul-africano Cafú Phete, ex-Vitória

Médio de 25 anos

em

Foto: Facebook de FC Famalicão

O Famalicão anunciou, no sábado, a contratação do futebolista sul-africano Cafú Phete, médio de 25 anos que assinou um contrato por três temporadas e que, na última temporada, alinhou na equipa B do Vitória SC.

“Estou muito feliz por poder jogar no Famalicão, perante uns adeptos que encheram o estádio o ano passado com uma atmosfera incrível. Espero poder demonstrar a minha qualidade e cumprir os objetivos do clube, para um dia chegar à seleção do meu país”, afirmou Phete, em declarações ao sítio oficial do clube.

Formado no Milano United, o médio abandonou o seu país em 2014/15, para rumar a Portugal, tendo passado uma temporada no Tourizense, antes de assinar pelo Vitória SC.

O Famalicão, que vai ser orientado por João Pedro Sousa, foi segundo classificado da última edição da II Liga, atrás do Paços de Ferreira, e garantiu o regresso ao primeiro escalão do futebol nacional, 25 anos depois.

Continuar a ler

Futebol

Casa Pia campeão no Campeonato de Portugal

Venceu o Vilafranquense, que afastou o Vizela, nos quartos-de-final dos playoff

em

Foto: Facebook

O Casa Pia conquistou, no domingo, o Campeonato de Portugal da época 2018/19, ao vencer o Vilafranquense por 4-2 no desempate por grandes penalidades (2-2 após prolongamento), na final da competição, equivalente ao terceiro escalão do futebol nacional.

No Estádio Nacional, em Oeiras, o Vilafranquense inaugurou o marcador aos 57 minutos, por Kelvin, mas o Casa Pia igualou aos 79, com um golo de João Coito, levando o jogo para o prolongamento, no qual a equipa de Vila Franca de Xira voltou a adiantar-se, aos 92, por Gustavo Tocantins, tendo João Coito bisado, aos 111, e adiado a decisão para as grandes penalidades.

Os dois clubes já tinham assegurado no domingo passado a promoção à II Liga, ao qualificarem-se para a final do Campeonato de Portugal: o Casa Pia impôs-se ao Praiense, enquanto o Vilafranquense superiorizou-se à União de Leiria, em confrontos das meias-finais da prova.

Continuar a ler

Desporto

Nuno Lopes e Mónica Gutiérrez foram os vencedores da ‘Corrida dos Conquistadores’ em Guimarães

Prova realizada, este domingo, contou com cerca de seis mil participantes na Meia Maratona, Mini Maratona e Caminhada

em

Foto: CM Guimarães

A sétima edição da “Corrida dos Conquistadores” realizou-se hoje, em Guimarães e contou com a presença de seis mil participantes nesta segunda etapa do circuito TVI Running Wonders.

Apesar da chuva, os Vimaranenses garantiram presença num evento e aderiram ainda à causa solidária com a participação na caminhada solidária que se traduziu na receita de 6500 euros a favor da CERCIGUI.

Na Meia Maratona (21 km), Nuno Lopes (masculinos) e a galega Mónica Gutiérrez (femininos) foram os grandes vencedores da prova, com o tempo de 1:05:30 e 1:13:26, respetivamente.

O pódio masculino ficou completo com Paulo Paula (2.º lugar) e Licínio Pimentel (3.º lugar). Em feminino, o pódio completou-se com Carla Martinho (2.º lugar) e Marisa Barros (3.º lugar).

Na Mini Maratona (10 km), Davide Figueiredo (masculinos) e Sónia Barros (femininos) foram os grandes vencedores, com o tempo de 00:31:34 e 00:39:39, respetivamente. O pódio masculino ficou completo com José Pires (2.º lugar) e João Figueiredo (3.º lugar). Em feminino, o pódio completou-se com Elisabete Lopes e Ana Ribeiro.

A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença do vereador do Desporto da Câmara de Guimarães, Ricardo Costa, que destacou “a afirmação de Guimarães no plano desportivo, sendo já uma referência nacional e internacional nas provas congéneres que fazem parte do calendário das Meias Maratonas do Património Mundial”.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares