O tenista vimaranense João Sousa, segundo cabeça de série, foi hoje eliminado nos quartos de final do torneio croata de Umag, ao perder diante do eslovaco Andrej Martin.
Sousa, primeiro tenista nacional e atual 32.º do mundo, perdeu o primeiro parcial por 6-3, reagiu no segundo e venceu por 6-4, mas voltou a ceder no terceiro, perdendo por 6-2, em 2:13 horas, diante de um jogador situado na 124.ª posição mundial.
Antes, o outro tenista luso presente em Umag, Gastão Elias, tinha se qualificado pela segunda vez consecutiva para as meias-finais de um torneio ATP, ao bater o espanhol Pablo Carreño-Busta, sexto cabeça de série.
Nos quartos de final, frente ao finalista vencido do Estoril Open de 2016 e 56.º do mundo, Gastão Elias, 72.º, impôs-se em dois ‘sets’, por 6-4, 6-4, em 1:12 horas.
O tenista da Lourinhã tinha-se estreado na semana passada em meias-finais de torneios ATP, ao atingir essa fase no torneio de Bastad, na Suécia.
Na busca pela primeira final da carreira, Gastão Elias vai agora defrontar o vencedor do encontro entre o italiano Fábio Fognini, quarto cabeça de série, e o bósnio Damir Dzumhur.