O candidato da Coligação “Juntos Por Braga” à Câmara de Braga, João Rodrigues, reforçou promessa de gratuitidade dos Transportes Urbanos de Braga (TUB), apontando como “uma referência em mobilidade sustentável, proximidade e eficiência”.
Em comunicado, a coligação PSD/CDS refere que a “realidade atual contrasta com 2013, ano em que a empresa se encontrava em rutura financeira”.
“Os resultados positivos dão ainda mais força a uma medida essencial para melhorar a mobilidade no concelho: tornar os Transportes Urbanos de Braga gratuitos para todos os bracarenses”, reforça o candidato.
“Nos últimos anos, demos a volta à empresa. Se, em 2013, percorríamos cerca de 5 milhões de km/ano, hoje percorremos quase 7 milhões. Se, em 2013, tínhamos 20 mil passes criados, hoje já são mais de 50 mil”, destacou João Rodrigues. “Este crescimento mostra o impacto de uma gestão rigorosa e próxima dos Bracarenses”, acrescentou.
A frota dos TUB conta com mais de 155 autocarros, que asseguram 78 linhas e mais de 300 km de rede, servindo todas as freguesias do concelho.
No comunicado é referido que “nos últimos anos, foi também feita uma renovação da frota, com 43 autocarros elétricos e 32 a gás natural, estando em aquisição mais 38 viaturas elétricas, o que garante que mais de 60% dos quilómetros percorridos sejam limpos”.
“Liderar uma Câmara como a de Braga exige experiência, profissionalismo e boa gestão. O que fizemos nos TUB é reflexo daquilo que também fazemos no município. Fizemos mais, agora queremos fazer melhor – sempre com seriedade, rigor e responsabilidade”, garantiu João Rodrigues.
O próximo passo que a Coligação “Juntos Por Braga” quer dar é avançar com a medida de tornar “o transporte público 100% gratuito para todos os residentes do concelho, reforçando a aposta numa cidade mais moderna, inclusiva e amiga do ambiente”.
“Com esta medida, queremos incentivar uma maior utilização dos transportes públicos e reduzir a dependência do automóvel particular. Assim, contribuiremos para uma Braga mais limpa, com menos poluição e com melhor qualidade de vida para todos”, finaliza a nota da coligação.