A candidatura da coligação Juntos por Braga (PSD/CDS) à Câmara Municipal, liderada por João Rodrigues, afirmou hoje que Rui Rocha, candidato da Iniciativa Liberal (IL), está na corrida à autarquia para se tentar “reabilitar politicamente”.
“Depois de ter sido corrido da liderança nacional do seu partido, na sequência de uma pesada derrota eleitoral, Rui Rocha escolheu Braga para tentar reabilitar-se politicamente. Mas ao invés de mostrar seriedade e respeito, escolheu a mentira e a demagogia barata. Erra profundamente se pensa que aqui pode brincar à política como se estivesse num recreio. Os bracarenses não são cidadãos menos exigentes, nem aceitam ser tratados com condescendência”, referiu a coligação, em comunicado enviado às redações.
A Juntos por Braga critica as declarações do candidato da IL sobre os apoios municipais aos clubes desportivos, que são “falsas e irresponsáveis”.
“Revelam não só desconhecimento, mas também uma forma leviana de fazer política que insulta os bracarenses”, disse a candidatura liderada por João Rodrigues, vereador da autarquia.
A Juntos por Braga diz que os apoios ao desporto são uma “política séria” naquela Câmara. “Existem regras claras, públicas e transparentes, aplicadas de forma igual a todos os clubes. Não há arbitrariedade, não há discriminação. Quem afirma o contrário mente deliberadamente. Rui Rocha sabe que mente, mas mesmo assim escolheu fazer da mentira o centro da sua intervenção política em Braga”, atirou.
E acrescentou: “Nos últimos 12 anos, a política desportiva do Município foi tutelada pela vereadora Sameiro Araújo. Conhecida treinadora de atletismo, responsável por atletas olímpicos, é uma mulher respeitada, experiente e reconhecida pela sua seriedade. Mesmo quem diverge noutras áreas reconhece os avanços e a qualidade do trabalho realizado no desporto em Braga. Se há área de consenso na governação municipal, é esta. Perante isto, até seria recomendável que Rui Rocha aceitasse umas aulas com Sameiro Araújo. Talvez aprendesse que, tal como no atletismo, a política também exige seriedade, preparação e respeito, qualidades que, pelos vistos, ele deixou em Lisboa quando foi afastado da liderança do seu partido”.
Quanto ao caso concreto do Braga Rugby, a coligação frisou que os “factos falam mais alto do que qualquer mentira”.
“Nas últimas cinco épocas desportivas, o clube recebeu 54 mil euros em apoios à formação desportiva. A isto juntam-se mais de 400 mil euros de investimento municipal no Campo da Caseta, que não tinha condições para receber jogos de rugby e hoje tem, graças ao investimento da Câmara Municipal. São apoios claros, concretos e reconhecidos pela própria direção do clube. Rui Rocha sabe disto. E, mesmo assim, mentiu”, vincou.
E continuou, em nota de imprensa: “Ao atacar com falsidades, Rui Rocha não ataca apenas a Câmara Municipal. Ataca e desrespeita dirigentes, atletas e famílias que se dedicam ao desporto. Esse é o sinal claro da irresponsabilidade. Os Bracarenses não toleram esta forma de fazer política. Não aceitam ser tratados como menos exigentes ou menos atentos. Querem verdade e respeito. A Coligação Juntos por Braga reafirma o seu compromisso: continuar a apoiar de forma séria, consistente e justa todos os clubes e associações. O desporto de Braga é um orgulho dos bracarenses e não será diminuído pela irresponsabilidade e pela mentira de quem foi derrotado na política nacional e agora tenta sobreviver à custa da nossa cidade”.
As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.