João Rodrigues, candidato da coligação Juntos por Braga, encara como “absolutamente prioritária a construção do lar residencial” para jovens e adultos com deficiência intelectual do Centro Novais e Sousa, da Associação da Creche de Braga.
Na visita ao Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da instituição, a comitiva da coligação PSD/CDS/PPM foi acompanhada por João Ferreira, presidente da Associação, por Lucinda Vilaverde, membro da direção e Carina Oliveira, direto técnica do Centro.
“Esta instituição é um verdadeiro exemplo de como se constrói inclusão com dignidade, em Braga. É nosso dever assegurar um apoio de proximidade a esta missão, com condições de excelência”, disse João Rodrigues, no início do encontro, citado em comunicado da candidatura.
Durante a visita, o candidato conheceu as infraestruturas onde está previsto nascer o futuro lar residencial, com capacidade para 30 utentes. A valência, há muito reivindicada pela instituição, vem responder a uma necessidade social urgente. “Este projeto é absolutamente determinante para garantir um futuro com dignidade e tranquilidade a dezenas de jovens, adultos e às suas famílias. Este lar será mais do que uma resposta: será um refúgio seguro e essencial”, afirmou João Rodrigues, sublinhando a urgência do projeto, uma vez que existem utentes sem retaguarda familiar ou em situações de grande fragilidade. “Não podemos continuar a adiar uma solução para um problema real que toca tantas vidas. Braga não pode continuar a viver com esta lacuna social”, vinca.
A Câmara de Braga tem vindo a colaborar com o Centro D. João Novais e Sousa, nomeadamente através da angariação de mais de 20 mil euros no Réveillon Solidário, promovido em conjunto com a InvestBraga.
Ainda assim, a coligação Juntos por Braga assume que é necessário reforçar o apoio institucional e acelerar este projeto estruturante. “Estamos profundamente empenhados em apoiar esta resposta. Vamos garantir que o lar se concretize com urgência”, reforçou.
O CACI, que atualmente acolhe 60 adultos com deficiência intelectual em horário diurno, desempenha um papel fundamental na inclusão social, promoção da autonomia e desenvolvimento pessoal dos seus utentes.
A construção do novo lar, aliado à requalificação das instalações do CACI, será decisiva para elevar a qualidade da resposta social prestada no concelho, defende a coligação Juntos por Braga, prometendo trabalhar lado a lado com a Associação da Creche de Braga.