O indigitado candidato do PSD à Câmara de Braga, João Rodrigues disse hoje a O MINHO que se candidata à função nas eleições autárquicas de 2025, porque tem “uma visão para a cidade”, porque “muita gente” – autarcas e cidadãos – lhe pediu para que avançasse e porque tem esse desejo pessoal.
“Tenho experiência de gestão autárquica adquirida em dois mandatos. E julgo ter condições para vencer”, afirmou, adiantando que o programa eleitoral e os compromissos que assumirá serão divulgados mais à frente no tempo.
Conforme O MINHO hoje noticiou, a Comissão Política de Secção de Braga do PSD escolheu esta madrugada o vereador do Urbanismo da Câmara de Braga, João Rodrigues como candidato à presidência do Município nas eleições autárquicas de 2025.
O presidente da secção, João Granja adiantou que Rodrigues teve 12 votos dos membros da Comissão, correspondentes a 75 por cento, enquanto que a também vereadora Olga Pereira, que tutela as Obras Públicas, teve três votos, ou seja, 17,85 por cento. Houve, ainda, um voto em branco.
O terceiro putativo candidato, o administrador da AGERE, a empresa municipal de águas, resíduos e saneamento, Rui Morais, não se apresentou a sufrágio “por decisão pessoal”.
O gestor vai abandonar a gestão da empresa em outubro devendo ser convidado para a área financeira da Casa da Música no Porto.
A reunião do órgão teve a presença do presidente da Câmara, Ricardo Rio, o qual tinha dito a O MINHO que preferia que fosse Olga Pereira a candidatar-se.
A escolha vai, agora, passar pelo crivo da Comissão Política Distrital de Braga e depois para aprovação na Comissão Nacional, uma exigência estatutário, dado que Braga é capital de Distrito.
Vai fazer 37 anos
João Rodrigues nasceu em Braga, na freguesia de São José de São Lázaro, no dia 12 de outubro de 1987. Ou seja, vai fazer 37 anos.
Na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, concluiu a licenciatura em Direito. Concluiu o mestrado em Direito dos Negócios e da Empresa e a pós-graduação em Direito Administrativo na mesma universidade.
Na Universidade de Lisboa, terminou o curso de Formação Política do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito e a pós-graduação em Direito do Urbanismo e da Habitação.
É advogado, atualmente com a inscrição suspensa na Ordem dos Advogados, e sócio de uma sociedade profissional de advocacia sedeada em Braga.
Exerceu funções como vereador da Câmara Municipal de Braga no mandato 2017-2021, com os pelouros da Gestão e Conservação do Espaço Público (2017-2021), Conservação das Instalações Municipais (2017-2019), Obras Municipais (2019-2021) e Inovação e Tecnologia (2019-2021).
Atualmente, tutela, como vereador, os pelouros do Urbanismo, Ordenamento e Planeamento do Território, Reabilitação Urbana, Habitação, Inovação e Tecnologia e Inteligência Urbana da Câmara Municipal de Braga (2021-).
Foi presidente da mesa da Assembleia Geral da empresa municipal Bragahabit, (2017-2019) e exerce a mesma função na TUB – Transportes Urbanos de Braga.
É presidente do Conselho de Administração da Bragahabit. Entre 2013 e 2017 foi membro da Assembleia Municipal de Braga.