João Oliveira dez que escolha de Costa para Conselho Europeu não faz a diferença

Eurodeputado do PCP
João oliveira dez que escolha de costa para conselho europeu não faz a diferença
Foto: PCP

O eurodeputado eleito do PCP João Oliveira rejeitou hoje que a escolha de António Costa para presidente do Conselho Europeu “faça a diferença”, defendendo que o ex-primeiro-ministro vai negociar políticas contrárias “àquilo que faz falta”.

“Julgo que a opção de escolher António Costa para presidir ao Conselho Europeu, para executar políticas que verdadeiramente e definitivamente não servem os povos, não permitirá que faça a diferença”, disse João Oliveira, em declarações aos jornalistas no Parlamento Europeu (PE), em Bruxelas.

Questionado sobre eventuais benefícios políticos que Portugal possa obter com a presidência de um português naquela instituição europeia, o eurodeputado eleito pela CDU respondeu que já durante a ‘troika’ José Manuel Durão Barroso era presidente da Comissão Europeia.

“Não me parece que o facto de as ordens da Comissão Europeia chegarem a Portugal sem precisarem de ser traduzidas tenha amenizado o empobrecimento a que os portugueses foram forçados. Não estou com isto, naturalmente, a dizer que António Costa é igual a Durão Barroso”, acrescentou.

João Oliveira considerou que, “se o sentido das opções políticas fosse verdadeiramente aquilo que faz falta aos povos, ainda assim a solução de António Costa poderia não ser a melhor”.

O antigo líder parlamentar comunista recordou o apoio dado pelo seu partido ao primeiro Governo do socialista António Costa e a “força que foi preciso ter” para que o PS aprovasse, por exemplo, a gratuitidade dos manuais escolares.

O dirigente do PCP reconheceu que a perda de um mandato nas eleições para o PE a a redução da bancada da Esquerda, família política da qual fazem parte PCP e BE, pode dificultar o seu trabalho no hemiciclo e revelou uma preferência pelo trabalho na comissão que diz respeito ao Orçamento da UE.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Braga: empresa de decorações lança nova área de negócio e espera faturar 400 mil euros no 1. º ano

Braga: Empresa de decorações lança nova área de negócio e espera faturar 400 mil euros no 1.º ano

Próximo Artigo
Programa orçamental da saúde para 2024 já foi ultrapassado em 110 milhões

Programa orçamental da saúde para 2024 já foi ultrapassado em 110 milhões

Artigos Relacionados