O designer bracarense João Loureiro venceu o Silver A’ Design Award, na categoria Graphics and Visual Communication Design Award, no concurso internacional de design A’ Design Award & Competition, que decorreu na semana passada.
Segundo informação hoje avançada a O MINHO, o trabalho premiado consiste num projecto de branding desenvolvido para o 1869 Príncipe Real – Bed & Breakfast, um elegante e luxuoso alojamento localizado no Príncipe Real, em Lisboa.
O A’ Design Award & Competition é um prémio anual de grande prestígio no panorama do design internacional. Todos os anos, trabalhos de todo o mundo são avaliados por um júri de grande referência, composto por profissionais experientes e membros da imprensa especializada. Estes avaliam uma gama ampla de trabalhos criativos com o intuito de destacar os melhores designers de todos os países, em todas as categorias a concurso.
Esta não foi a primeira vez que João Loureiro viu o seu trabalho ser reconhecido. De acordo com a mesma fonte, entre os prémios já obtidos pelo designer de Braga destacam-se o concurso para a criação da identidade da empresa municipal de águas de Braga “Agere” (2008) e o concurso para a criação da identidade do espaço cultural “GNRATION” (2013). Em 2014 viu também o seu trabalho a ser destacado pela norte-americana Adobe como “Adobe Design of the Day”. Ao longo dos anos o seu trabalho tem-se focado em Branding – criação de identidades corporativas – e em design editorial. Conta com um vasto e multidisciplinar portfólio, incluindo também nele nomes como a Universidade do Minho, Câmara Municipal de Braga e Primavera Software.
Freelancer desde 2003, trabalhou durante muitos anos com grandes agentes culturais da cidade de Braga, como o Festival Internacional de Fotografia – Encontros da Imagem, o gnration, o estaleiro cultural velha-a-branca, o Fast Forward Film Festival, entre outros. É também co-organizador do festival Ponte Party People, um dos fundadores do Cinema de Almofada (Cinemateca de Braga) e envolve-se regularmente em diversos projectos culturais. Desde 2014 que colabora activamente com estúdios de design, tendo passado pela Pi Creative Studio e, mais recentemente, pela GIF Design Studios como Senior Graphic Designer / Lead Designer.