O advogado João Diogo Ferreira, que toma posse, esta segunda-feira, como presidente da direção da Associação da Creche de Braga tem como principais tarefas do mandato as de criar novas salas na creche e lançar um lar para pessoas idosas no Instituto Novais e Sousa. Na presidência da Assembleia Geral mantém-se César Reis.
Em declarações a O MINHO, o jurista, que é também presidente da Junta de Freguesia de Palmeira – embora faça questão de sublinhar que a sua presença no organismo nada tem a ver com a autarquia – disse que, além da criação de novas salas, o que permitirá aumentar o número de alunos, há que proceder a obras de manutenção e reabilitação das existentes.
Salientou que, e no que toca ao Instituto Novais e Sousa, onde funciona um Centro de Atividades Ocupacionais, sente-se a necessidade de criar um lar para «mais velhos», uma carência que, de resto, existe em todo o concelho.
Financiar as obras
Sobre o modo como vai conseguir financiar as obras, o dirigente associativo diz que, no que toca às instalações da creche de Braga, foi já aprovada uma candidatura ao PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), embora seja preciso entrar com 20 por cento do custo total, a parte que cabe à Associação: “pensamos, ainda, apresentar uma candidatura ao programa europeu 20/30”, adiantou.
Já no que concerne o futuro lar do Instituto, sublinha que já foi angariado algum dinheiro, quer por iniciativas do Centro Ocupacional, quer por donativos de cidadãos e de empresas: “vamos ver se conseguimos apoios estatais ou europeus para avançar com o projeto e, depois, com a obra”.
O novo líder da Associação sublinha que se reuniu um conjunto de mulheres e homens que, enquanto sócios, querem continuar a levar a Associação para diante, para bem dos bracarenses e do concelho”
João Diogo Ferreira é natural de Palmeira onde nasceu em 1994, – tem 29 anos – tendo sido eleito para o cargo de Presidente da Assembleia de Freguesia. Em 2023 assumiu a presidência da Freguesia, após a saída de César Gomes.
Está desde muito novo ligado a diversos movimentos da freguesia, com 29 anos, onde vive, e é advogado de profissão.