João Fernando Lima é o candidato da Iniciativa Liberal à Câmara de Ponte de Lima

Autárquicas 2025
João fernando lima é o candidato da iniciativa liberal à câmara de ponte de lima
Foto: IL

A Iniciativa Liberal (IL) aprovou, no Conselho Nacional, realizado no último domingo, em Almada, distrito de Setúbal, a candidatura de João Fernando Lima à Câmara Municipal de Ponte de Lima. Jorge Fraga Fernandes foi o nome escolhido para cabeça de lista à Assembleia Municipal.

Em comunicado, o Grupo de Coordenação Local da IL de Ponte de Lima revela ainda que foram aprovadas as linhas programáticas para o concelho.

Sob o lema “Um concelho de oportunidades: para ficar, regressar e prosperar”, a Iniciativa Liberal propõe um “plano sólido, realista e transformador, com medidas concretas nas áreas da mobilidade, habitação, saúde, ambiente e participação cívica”.

A IL de Ponte de Lima defende uma “nova abordagem à governação local, onde o município se assume como facilitador da sociedade civil, e não como centro de bloqueios, dependência ou inércia”.

“A proposta é clara: um modelo de gestão mais transparente, centrado na liberdade individual, responsabilidade e mérito”, diz a nota enviada hoje a O MINHO.

Vertido do plenário do núcleo local, realizado em setembro de 2024, onde os seus membros aprovaram a candidatura própria aos órgãos municipais, está também o “objetivo principal” da IL em Ponte de Lima: “eleger pelo menos um deputado municipal”.

“A entrada na Assembleia Municipal representa mais do que um objetivo eleitoral: é o ponto de partida para levar as ideias liberais à discussão pública local, com propostas sérias, construtivas e orientadas para resolver os problemas concretos dos limianos”, lê-se no comunicado.

João Fernando Lima

A candidatura à Câmara é liderada por João Fernando Lima, de 38 anos, natural de Navió e Vitorino dos Piães. Gestor de Recursos Humanos, trabalha atualmente numa multinacional norte-americana, com responsabilidades na Europa, América do Sul e Ásia-Pacífico.

João fernando lima é o candidato da iniciativa liberal à câmara de ponte de lima
Foto: IL

Fundador do Núcleo da Iniciativa Liberal em Ponte de Lima, “nascido da sua vontade de trazer os valores liberais à sua terra”, é hoje vice-coordenador do núcleo local e um dos principais rostos da mobilização liberal no Alto Minho.

Medidas “concretas”

As linhas programáticas da IL têm como bandeiras principais: “Mobilidade, Habitação, Ambiente e Vida Saudável”. São propostas para uma Ponte de Lima “mais moderna, eficiente e justa”, como:

  • Plano de mobilidade sustentável, com sub-hubs intermodais e reforço da mobilidade rural, ligados à futura estação de Alta Velocidade;
  • Políticas locais de envelhecimento ativo e promoção de cuidados de saúde comunitária;
  • Menos taxas, processos mais rápidos e criação de novas zonas de construção;
  • Revitalização ambiental, com reflorestação autóctone, trilhos de montanha e percursos verdes para lazer, desporto e turismo sustentável;
  • Autonomia das escolas, programas de literacia financeira e incentivo à prática desportiva;
  • Democracia participativa, com envolvimento direto dos cidadãos nas decisões sobre o seu território.

“Será esta a espinha dorsal do nosso programa autárquico. Será aprimorado e sustentado nas melhores práticas da governação local, com o contributo da comunidade e das soluções mais eficazes que já provaram funcionar noutros municípios e, inclusive, noutros países”, refere o candidato.

O Grupo de Coordenação Local da IL lembra ainda que a totalidade do programa e dos candidatos será apresentada publicamente “em momento próprio, com oportunidade para os cidadãos conhecerem, debaterem e participarem ativamente neste projeto liberal para Ponte de Lima”.

As eleições autárquicas portuguesas de 2025 serão realizadas em data a marcar pelo Governo, entre 22 de setembro e 14 de outubro.

Jorge Fraga Fernandes

Jorge Fraga Fernandes, 47 anos, é o cabeça de lista da Iniciativa Liberal à Assembleia Municipal de Ponte de Lima. Da freguesia de Arca e Ponte de Lima, nasceu em França e “traz consigo uma visão aberta ao mundo e profundamente enraizada nos valores liberais”.

João fernando lima é o candidato da iniciativa liberal à câmara de ponte de lima
Foto: IL

Licenciado em Engenharia Eletrónica Industrial pela Universidade do Minho e pós-graduado pelo programa MIT Portugal em Sistemas Sustentáveis de Energia, tem uma carreira de mais de duas décadas no setor energético, com experiência nacional e internacional em empresas multinacionais e contextos de “elevada exigência”.

O seu “percurso técnico, estratégico e cívico reflete-se também no plano político”: foi eleito presidente da Mesa do Plenário do Núcleo Territorial de Ponte de Lima em 2024 e integrou, em 2025, a lista à Assembleia da República como número 2 pelo círculo de Viana do Castelo.

Jorge Fraga Fernandes apresenta-se como um “candidato competente, determinado e preparado para contribuir ativamente para uma Assembleia Municipal mais rigorosa, fiscalizadora e próxima dos cidadãos, onde se defendam com firmeza os interesses dos limianos”.

“Não basta ter boas ideias. É preciso garantir que quem governa o faz com responsabilidade, sem deixar ninguém para trás e sem bloquear quem quer avançar”, sublinha Jorge Fraga Fernandes, citado em comunicado.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Sidnei tavares troca moreirense por inglaterra

Sidnei Tavares troca Moreirense por Inglaterra

Próximo Artigo
Raimundo acusa chega de hipocrisia por ficar em silêncio sobre negócio do novo banco

Raimundo acusa Chega de hipocrisia por ficar em silêncio sobre negócio do Novo Banco

Artigos Relacionados