A Iniciativa Liberal (IL) aprovou, no Conselho Nacional, realizado no último domingo, em Almada, distrito de Setúbal, a candidatura de João Fernando Lima à Câmara Municipal de Ponte de Lima. Jorge Fraga Fernandes foi o nome escolhido para cabeça de lista à Assembleia Municipal.
Em comunicado, o Grupo de Coordenação Local da IL de Ponte de Lima revela ainda que foram aprovadas as linhas programáticas para o concelho.
Sob o lema “Um concelho de oportunidades: para ficar, regressar e prosperar”, a Iniciativa Liberal propõe um “plano sólido, realista e transformador, com medidas concretas nas áreas da mobilidade, habitação, saúde, ambiente e participação cívica”.
A IL de Ponte de Lima defende uma “nova abordagem à governação local, onde o município se assume como facilitador da sociedade civil, e não como centro de bloqueios, dependência ou inércia”.
“A proposta é clara: um modelo de gestão mais transparente, centrado na liberdade individual, responsabilidade e mérito”, diz a nota enviada hoje a O MINHO.
Vertido do plenário do núcleo local, realizado em setembro de 2024, onde os seus membros aprovaram a candidatura própria aos órgãos municipais, está também o “objetivo principal” da IL em Ponte de Lima: “eleger pelo menos um deputado municipal”.
“A entrada na Assembleia Municipal representa mais do que um objetivo eleitoral: é o ponto de partida para levar as ideias liberais à discussão pública local, com propostas sérias, construtivas e orientadas para resolver os problemas concretos dos limianos”, lê-se no comunicado.
João Fernando Lima
A candidatura à Câmara é liderada por João Fernando Lima, de 38 anos, natural de Navió e Vitorino dos Piães. Gestor de Recursos Humanos, trabalha atualmente numa multinacional norte-americana, com responsabilidades na Europa, América do Sul e Ásia-Pacífico.

Fundador do Núcleo da Iniciativa Liberal em Ponte de Lima, “nascido da sua vontade de trazer os valores liberais à sua terra”, é hoje vice-coordenador do núcleo local e um dos principais rostos da mobilização liberal no Alto Minho.
Medidas “concretas”
As linhas programáticas da IL têm como bandeiras principais: “Mobilidade, Habitação, Ambiente e Vida Saudável”. São propostas para uma Ponte de Lima “mais moderna, eficiente e justa”, como:
- Plano de mobilidade sustentável, com sub-hubs intermodais e reforço da mobilidade rural, ligados à futura estação de Alta Velocidade;
- Políticas locais de envelhecimento ativo e promoção de cuidados de saúde comunitária;
- Menos taxas, processos mais rápidos e criação de novas zonas de construção;
- Revitalização ambiental, com reflorestação autóctone, trilhos de montanha e percursos verdes para lazer, desporto e turismo sustentável;
- Autonomia das escolas, programas de literacia financeira e incentivo à prática desportiva;
- Democracia participativa, com envolvimento direto dos cidadãos nas decisões sobre o seu território.
“Será esta a espinha dorsal do nosso programa autárquico. Será aprimorado e sustentado nas melhores práticas da governação local, com o contributo da comunidade e das soluções mais eficazes que já provaram funcionar noutros municípios e, inclusive, noutros países”, refere o candidato.
O Grupo de Coordenação Local da IL lembra ainda que a totalidade do programa e dos candidatos será apresentada publicamente “em momento próprio, com oportunidade para os cidadãos conhecerem, debaterem e participarem ativamente neste projeto liberal para Ponte de Lima”.
As eleições autárquicas portuguesas de 2025 serão realizadas em data a marcar pelo Governo, entre 22 de setembro e 14 de outubro.
Jorge Fraga Fernandes
Jorge Fraga Fernandes, 47 anos, é o cabeça de lista da Iniciativa Liberal à Assembleia Municipal de Ponte de Lima. Da freguesia de Arca e Ponte de Lima, nasceu em França e “traz consigo uma visão aberta ao mundo e profundamente enraizada nos valores liberais”.

Licenciado em Engenharia Eletrónica Industrial pela Universidade do Minho e pós-graduado pelo programa MIT Portugal em Sistemas Sustentáveis de Energia, tem uma carreira de mais de duas décadas no setor energético, com experiência nacional e internacional em empresas multinacionais e contextos de “elevada exigência”.
O seu “percurso técnico, estratégico e cívico reflete-se também no plano político”: foi eleito presidente da Mesa do Plenário do Núcleo Territorial de Ponte de Lima em 2024 e integrou, em 2025, a lista à Assembleia da República como número 2 pelo círculo de Viana do Castelo.
Jorge Fraga Fernandes apresenta-se como um “candidato competente, determinado e preparado para contribuir ativamente para uma Assembleia Municipal mais rigorosa, fiscalizadora e próxima dos cidadãos, onde se defendam com firmeza os interesses dos limianos”.
“Não basta ter boas ideias. É preciso garantir que quem governa o faz com responsabilidade, sem deixar ninguém para trás e sem bloquear quem quer avançar”, sublinha Jorge Fraga Fernandes, citado em comunicado.