O nadador de Guimarães João Costa, que na passada semana assegurou a qualificação para os 100 metros livres dos Jogos Olímpicos de Paris, diz que vai levar o Vitória consigo ao cumprir “um sonho de menino”.
“Não há palavras para o que fiz e conquistei neste campeonato do mundo. Chegar aos Jogos Olímpicos era um sonho de menino e cheguei aqui na minha melhor forma para o conseguir. Fiz o mínimo e bati o recorde nacional nos 100m e ainda igualei o recorde nacional nos 50m que não é a minha melhor distância. Saio realizado com o que fiz nestes Mundiais”, disse, em declarações reproduzidas esta terça-feira pelo site do Vitória SC.
Em Fukuoka, no Japão, nadou os 100m em 53,71, alcançando a qualificação para Paris com três centésimas de segundo abaixo do mínimo olímpico. Estabeleceu ainda um novo recorde nacional e apurou-se para as meias-finais, terminando entre os melhores 16 do mundo.
Também nos 50m costas igualou o recorde nacional da distância com 25,28 segundos.
O atleta vitoriano competiu ainda por Portugal, juntamente com Diogo Ribeiro, Gabriel Lopes e Miguel Nascimento, nos 4x100m estilos masculinos onde foi estabelecido um novo recorde nacional nos 3.35,63, batendo a anterior marca que pertencia ao mesmo grupo de nadadores.
“Esta época acusei um pouco a pressão de fazer o mínimo para os jogos, o que fez com que não estivesse sempre ao melhor nível ao longo da mesma. Nesta prova tentei me divertir mais, indo para a prova como se fosse sozinho, como se nadasse aquilo por mim sem olhar para os outros ou para a necessidade de ganhar. E acho que foi isso que fez a diferença”, destacou.
A concluir, o atleta sublinha que “poder participar nos Jogos Olímpicos é algo histórico não só para Portugal mas também para o Vitória e é isso que me faz sentir realizado. Poder levar o Vitória aos Jogos Olímpicos comigo, é algo que quis desde sempre”.