Seguir o O MINHO

Barcelos

Jazz ‘invade’ Barcelos em setembro

Festival Jazz ao Largo

em

Foto: DR / Arquivo

O festival “Jazz ao Largo” regressa a Barcelos, de 08 a 12 de setembro, no centro histórico da cidade, com nomes nacionais e internacionais, aos quais se juntam músicos locais.

Os concertos desta sétima edição dividir-se-ão, ao longo de quatro dias, entre o Largo Dr. Martins Lima, o Theatro Gil Vicente, o Claustro da Câmara Municipal e o Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O Festival “Jazz ao Largo” arranca a 8 de setembro com um concerto de música improvisada de estreia do Ensemble JAL, protagonizado pelo cantor e multi-instumentalista Luís Castro. Este concerto realiza-se no Largo Dr. Martins Lima e conta com a participação de elementos da Big Band da Banda Musical de Oliveira. Nessa mesma noite, antes do espetáculo, pelas 22:00, a ZOOM Cineclube exibe o filme “The Boat”, de Bustor Keaton e Edward Cline.

No dia seguinte, sexta-feira, 09 de setembro, também no Largo Dr. Martins Lima é tempo para ouvir L.U.M.E. – Lisbon Underground Music Ensemble, composto por músicos de jazz e música erudita, projeto criado e dirigido por Marco Barroso, pianista e compositor.

O caráter internacional do “Jazz ao Largo” fica expresso pela presença de Stefano Pilia, um guitarrista e compositor nascido em Génova e radicado em Bolonha, que atua sábado, 10 de setembro, às 17:00, no Claustro dos Paços do concelho.

Horas mais tarde, depois da incursão pelos sons vindos de Itália, o Festival Jazz ao Largo acolhe música vinda de Inglaterra, com os “Get the Blessing”, quarteto de jazz-rock oriundo de Bristol, formado pelos músicos Clive Dreamer (Portishead/Radiohead); Jack McMurchie (Portishead), Pete Judge (Three Can Whale) e Jim Barr (Portishead/Peter Gabriel). Este concerto também decorre no dia 10 de setembro, no Largo Dr. Martins Lima, e tem início marcado para as 22:00.

O Festival prossegue a 11 – domingo, às 10h00, com o workshop para crianças: “Caixas Bruitas”, em conjunto com a Associação Sonoscopia, onde será dada a oportunidade aos mais novos de construírem dispositivos sonoros. Do mesmo modo, reforçando a componente educacional do festival, há um workshop de improvisação liderado pelo músico Pete Judge, com início às 15:00.

O Jazz ao Largo encerra com o concerto de Pete Judge, às 17:00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Este Festival é promovido pelo Município de Barcelos e tem a curadoria do música barcelense Pedro Oliveira (baterista dos Clã, Krake, peixe:avião, entre outros projetos).

Os bilhetes podem ser reservados no Theatro Gil Vicente, de terça a sexta-feira, das 10:00 às 17:00, através do e-mail ([email protected]) ou por telefone (253 809 694).

EM FOCO

Populares