Jardim dinamarquês ganha festival internacional de Ponte de Lima

Foi o preferido do público
Foto: CM Ponte de Lima

A votação do público que visitou o 19.º Festival Internacional (FIJ) de Ponte de Lima, selecionou o “Jardim Dinamarquês”, como o vencedor desta edição, foi hoje anunciado.

Com 20,4% da preferência dos visitantes, o projeto idealizado pela designer e enfermeira Maria Trindade e o advogado reformado Ib Ehrenreich Thomsen, estava inserido no tema deste ano: “O Imaginário na Arte dos Jardins”.

Os pensamentos/ideias por detrás de “O Jardim Dinamarquês” assentam numa “experiência forte e colorida de jardim e plantas e ao mesmo tempo proporciona ao visitante, a oportunidade de adquirir factos e conhecimento sobre a Dinamarca, através de objetos expostos, quadros e informações escritas”.

“Um jardim muito colorido que nos permite fazer uma viagem única por este país”, refere o comunicado da autarquia.

Em segundo lugar ficou “O Sonho Imaginário de uma Infância Asiática” com 16,1% dos votos, um projeto, proveniente da University of Natural Resources and Life Sciences – Viena, Áustria, do grupo de estudantes Katharina Holik, Sophie Kerbl e Hui Lui e dos professores Roland Wück e Roland Tusch.

O projeto “O Portal dos Sentidos” ficou em terceiro lugar, com 14,9% dos votos. A sua conceção ficou a cargo das estudantes Alicia Alves Salgado, Heavana Clavier, Hêloïse Henrard, Julia Lorée, Matilde Rocha Vacelet, Maud Delpon De Vaux e Reina Kleipool em conjunto com o professor e coordenador Joachim Luxo.

Quanto à 9.ª edição do Jardim Escolinhas, o jardim mais votado foi o “Jardim das Histórias”, da autoria da turma 3.º F3B, da EB da Feitosa, sob orientação da professora Maria do Carmo Barbosa, com 26,5% dos votos dos visitantes.

Foto: CM Ponte de Lima

“Um jardim que é um convite a uma viagem pelo mundo das histórias infantis, que nos permite reviver memórias e histórias da nossa infância, através dos elementos colocados ao longo de todo o jardim”, nota.

Em segundo lugar o jardim “O Mundo dos Smurfs”, da autoria da turma 6.ª D da EB de Freixo, sob a coordenação da Professora Wendy Araújo, com 12,7%, e, em terceiro lugar, o Jardim “Alice no País das Maravilhas”, da autoria da turma 6.º A da EB de Freixo, orientado pela professora Rosa Pimentel com 10,6% dos votos.

Os jardins vencedores voltam a estar presentes no Festival Internacional de Jardins na próxima edição, que já está em fase de preparação.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x