Representantes de países como Japão, Alemanha, Inglaterra, Brasil e Colômbia, além de investigadores portugueses, estiveram presentes numa visita técnica à cidade de Braga intitulada “Experimentar a Cidade dos 15 Minutos”, no âmbito de uma conferência internacional que decorreu em Lisboa durante a passada semana.
Como O MINHO noticiou no final de setembro, um estudo internacional publicado no jornal Nature Cities, realizado pelos laboratórios de ciências computacionais da Sony, em Roma, mostra as “cidades 15 minutos” de todo o mundo – onde estão incluídas Braga, Guimarães e Viana do Castelo -, e onde é possível aceder aos serviços básicos diários, a pé ou de bicicleta, em cerca de 15 minutos.
Em comunicado, a autarquia diz que esta visita “foi a mais procurada entre as várias organizadas pela conferência, esgotando rapidamente as vagas após a abertura das inscrições”.
A vereadora Olga Pereira apresentou a estratégia do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Braga e “os principais projetos de mobilidade em curso na cidade”.


“A visita aos projetos no terreno proporcionou uma oportunidade única de partilha de conhecimento e experiências entre os técnicos do município e os especialistas internacionais”, refere a autarquia.
Evento decorreu em Lisboa
A conferência, organizada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), em nome do Governo da República Portuguesa, e em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, Walk21 e ISCTE, reuniu mais de 500 participantes de todo o mundo, incluindo políticos, técnicos, ativistas e académicos, com o objetivo de partilhar ideias e promover políticas que fomentem comunidades pedonais e a mobilidade sustentável.