A nova ponte sobre o rio Ave, que unirá os concelhos de Famalicão e Trofa (distrito do Porto), já se vislumbra através dos trabalhos da ContruGomes, Sa, empresa de Barcelos subcontratada pela construtora de Famalicão, Gabriel Couto, empresa que venceu o concurso para a construção da obra e restante variante à EN 14.
O progresso desta ponte na Estrada Nacional 14, é “consistente”, realça a firma de Barcelos, recordando que “o projeto abrange a construção de uma nova ponte sobre o rio Ave, uma passagem inferior, uma passagem pedonal, uma passagem hidráulica e vários muros de contenção, todos concebidos para otimizar a mobilidade e reforçar a segurança da região”.
Ainda segundo a empresa de Perelhal, “esta nova infraestrutura irá melhorar a conectividade entre as cidades e contribuirá para o desenvolvimento económico local”.
“A ConstruGomes mantém o compromisso de moldar o futuro das comunidades, assegurando sempre os mais elevados padrões de qualidade em cada fase do projeto” e “está empenhada em garantir que esta obra tenha um impacto positivo e duradouro”, conclui uma nota partilhada pela construtora.
163 metros de tabuleiro
A nova ponte será construída na zona de Carqueijoso, ligeiramente a norte do Hospital da Trofa, cerca de um quilómetro a montante da atual ponte.
De acordo com o projeto tornado público pela Infraestruturas de Portugal, o tabuleiro da ponte tem uma extensão de 163 metros.
Este projeto, em conjunto com a construção da variante à EN 14, a cargo da Gabriel Couto, visa “melhorar as acessibilidades ao Hospital da Trofa e à estação de caminho-de-ferro, diminuir os tempos de percurso para o tráfego com destino ao tecido industrial e comercial existente implantado nas margens do rio e reabilitar as margens do Ave”.
O projeto prevê ainda a construção de quatro rotundas para melhoria das acessibilidades e um conjunto de restabelecimentos desnivelados para garantia da mobilidade das populações.
A EN14 liga os concelhos de Vila Nova de Famalicão (Braga), Trofa e Maia (Porto).
Segundo a Infraestruturas de Portugal, as intervenções no corredor da EN14 entre Maia e Vila Nova de Famalicão visam melhorar as condições de segurança e acessibilidade “numa zona densamente povoada e com grande dinâmica empresarial, mas fortemente condicionada pelo elevado grau de congestionamento e pressão marginal que caracterizam a atual estrada”.
Notícia atualizada às 18h04 com indicação de que a responsável pela obra na EN 14, é a empresa Gabriel Couto – e que a ConstruGomes foi subcontratada para a construção da ponte.