Arquivo

Já saiu do Luxemburgo o grupo de portugueses que vem de Famel até à Póvoa de Lanhoso

Seis dias de viagem
Já saiu do luxemburgo o grupo de portugueses que vem de famel até à póvoa de lanhoso

O grupo de portugueses residentes no Luxemburgo que quer fazer a viagem até ao Minho em cima de motorizadas antigas de 50cc já arrancou esta manhã de Petange, onde se concentraram num posto de combustível para atestar os depósitos. Eram 08:15, hora portuguesa.

Diogo Castro, numa Famel Xf-17, José Mota, numa Famel Xf-21, e António Mota, numa Zundapp Z3 vão juntar-se posteriormente em Orleães, França, a Manuel Valentim, que os irá acompanhar na viagem de mais de 2.000 quilómetros em cima de uma Kreidler. Todas as motas têm mais de 30 anos de idade.

No arranque, o agora trio e futuro quarteto agradeceu o apoio a um salão de beleza que forneceu o óleo para toda a viagem, que se estima ao longo de seis dias “entre 50 a 60 km/h”, onde esperam aproveitar as paisagens de quatro países, incluíndo a minhota.

Já saiu do luxemburgo o grupo de portugueses que vem de famel até à póvoa de lanhoso
José, António e Diogo, momentos antes do arranque. Foto: O MINHO

Ainda antes da partida, enfrentaram a primeira dificuldade – o mau tempo -, que se irá prolongar ao longo de todo o dia de sábado, tanto em território do grão-ducado como no Norte de França, por onde seguem. Felizmente, as previsões a partir de domingo correm de feição, e o grupo não deverá apanhar mais chuva durante a viagem.

Sem qualquer carrinha de apoio, o grupo colocou malas ‘top case’ (as utilizadas nas motas de alta cilindrada) em cima das 50cc e partiram rumo a França, atravessando depois a Península Ibérica rumo a Trás-os-Montes, onde esperam percorrer o Vale do Douro até Sabrosa, terra de José e António Mota, para depois serem recebidos no Minho, na vila da “Maria da Fonte”.

Como O MINHO noticiou em primeira mão, Diogo Castro, natural de Vilela, Póvoa de Lanhoso, é o mentor da iniciativa. Partiu pouco depois dos 20 anos para o Luxemburgo, onde casou com a companheira, também da Póvoa de Lanhoso, e tem dois filhos, um menino e uma menina. Exerce, desde o primeiro dia naquele país, funções como técnico de telecomunicações, especialmente direcionado para a Fibra Ótica. A paixão pelas motas já vem de família e hoje lança-se para a aventura de uma vida.

Diogo conta ainda com um canal de YouTube criado há menos de um ano, mas que já possui 80 vídeos retratando os seus passeios de Famel e KTM. Será esse o principal meio difusor da viagem, com um resumo diário a ser publicado todas as noites.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Casa esposende

Esta casa de férias em Esposende ganhou o prémio nacional para jovens arquitetos

Próximo Artigo
Detido falso funcionário bancário que dizia aos idosos que as notas de 50 euros iam deixar de circular

Detido falso funcionário bancário que dizia aos idosos que as notas de 50 euros iam deixar de circular

Artigos Relacionados