A via ciclo-pedonal entre Famalicão e a Póvoa de Varzim, construída no antigo ramal ferroviário ao longo de 27 quilómetros, foi oficialmente inaugurada este sábado, na passagem entre os dois concelhos, na freguesia de Gondifelos para Balasar.
Destaque para o presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, que foi a correr desde o centro da cidade até ao local da inauguração (cerca de 13 quilómetros). Também o vereador do Desporto e atual candidato pelo PSD fez o mesmo percurso.
A inauguração contou ainda com o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.
Os autarcas descerraram uma placa alusiva à abertura da infraestrutura junto ao início da ciclovia em cada concelho e encontram-se, depois de percorrerem cada um a sua extensão, onde voltaram a assinalar a obra, tão esperada por muitos famalicenses, poveiros e não só.
A obra teve um custo total custo de 4.333.644,27 euros e beneficiou de um cofinanciamento FEDER no âmbito do Programa Operacional Norte 2020 no valor de 3.683.598,63 euros.
O antigo trajeto dos comboios, que encerrou em 1995, deu lugar às pessoas que a pé ou de bicicleta podem desfrutar de um percurso com rio, árvores, campos, passadiços, hortas e animais, escreve a autarquia famalicense, em comunicado.
Tem iluminação pública LED em toda a sua extensão e está pavimentada com asfalto e pintura a distinguir os espaços para peões e bicicletas.
A largura é de 3,30 metros e existe sinalética vertical e horizontal intensa e diversa.
O mesmo perfil, desenho, largura e equipamentos da via é resultado do trabalho de cooperação técnica entre os dois municípios.
Cada Município promoveu a execução da empreitada no seu concelho, tendo por base de partida o mesmo projeto.
A obra abrange diretamente cerca de 80 mil habitantes e reabilitou cerca de 170 metros quadrados de espaços verdes.
Foram plantadas 281 novas árvores e criados sete lugares de estacionamento para deficientes.
A via terá 12 bares/áreas de serviço ao longo do percurso.
A nível ambiental, é esperada a redução de emissões de CO2 em 13555 toneladas até 2023.