Um presépio em madeira, com uma altura média de 2,5 metros, com 5 toneladas e oito peças é um dos grandes atrativos da Valença Cidade Presépio, lembrou hoje a autarquia em nota enviada à imprensa.
As peças foram esculpidas em madeira de plátano, com recurso a motosserra sendo a grande novidade deste ano as duas últimas peças: vaca e o burro, pela mão do artista plástico António Nunes.
Além dessa atração, na avenida dos Combatentes da Grande Guerra (Cristelo), está patente uma exposição coletiva de 20 presépios criados pelas associações e instituições valencianas.
Este ano, pela primeira vez, as instalações artísticas dos presépios foram concentradas na principal avenida de acesso à Fortaleza permitindo outra visibilidade a estes trabalhos.
José Manuel Carpinteira, autarca de Valença, “os presépios são um convite irresistível para visitar, sentir e viver a magia deste Natal em Valença e uma mostra da capacidade empreendedora e criativa das coletividades valencianas que com tanto brio proporcionaram estas obras fantásticas”.
A mostra coletiva de presépios alarga-se às montras comerciais, tornando Valença a Cidade Presépio até 06 de Janeiro.