Já nem o menino Jesus suporta o “fedor” do aterro em Barcelos. Autarcas entregam presépio a Marcelo

Foto: JF Laúndos

As juntas de várias freguesias de Barcelos e Póvoa de Varzim vão oferecer um presépio insólito a vários governantes e entidades, foi ontem anunciado.

As figuras de artesanato mostram o menino Jesus, Maria e José a tapar o nariz devido ao mau cheiro proveniente do aterro de Paradela, em Barcelos. São da autoria de Irene e António Salgueiro, artesãos certificados do Figurado de Barcelos.

Entre os vários visados estão Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia de República, o primeiro-ministro, entretanto demitido, ou o conselho de administração da Resulima.

“Vamos oferecer um exemplar às entidades ambientais e governamentais esperando que brevemente mudem de posição, apelando que o espírito natalício ajude estas instituições com responsabilidades a exercerem, sem medo, as suas competências, resolvendo de uma vez por todas este grave problema ambiental e que nos devolvam a qualidade de vida que tínhamos”, conta.

Vão ainda dar este “presépio especial” como “forma de agradecimento” às entidades que estiveram do lado desta luta durante os últimos meses.

“O Natal está a chegar e com ele mais uma prenda no sapatinho para as populações afetadas: continuaremos a levar com o “fedor” da Resulima, não só em 2024, como nos anos seguintes”, afirma a Junta de Freguesia de Laúndos, no Facebook.

Este é um protesto que junta ainda autarcas de Barqueiros e Cristelo, em Barcelos, assim como Rates, Estela, Aguçadoura e Navais, na Póvoa de Varzim.

O aterro de Vale do Lima e Baixo Cávado está localizado na freguesia barcelense de Paradela, é gerido pela empresa Resulima, responsável pela recolha de resíduos nos municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo e entrou em funcionamento no início de 2022, mas, desde então, tem gerado a contestação dos habitantes das freguesias limítrofes.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Incêndio em garagem assusta junto à UMinho em Braga

Próximo Artigo

Outra vez. 'Caos' na A3 em Valença para ver as luzes de Natal de Vigo

Artigos Relacionados
x