Seguir o O MINHO

Braga

São João de Braga volta a ser celebrado como antes da pandemia

Edição 2022

em

Foto: Festas de S. João de Braga

Já há data para as Festas do São João de Braga. Depois de duas edições fortemente condicionadas pela pandemia de covid-19, os festejos voltam a realizar-se nas ruas da cidade, entre os dias 15 e 24 de junho, anunciou hoje a organização.

“Queremos que este seja o regresso das festas na sua plenitude, num desafio para vivermos 10 dias de um São João fora de portas”, refere Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga (AFSJB), citado no comunicado enviado a O MINHO.

O responsável das maiores festas do concelho destaca ainda que “depois de um São João dentro de portas e um entre portas, a edição de 2022 só poderia ser com um São João fora de portas”. “Só confinaremos novamente o São João se o contexto pandémico se agravar de forma significativa”, acrescenta.

Já Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, igualmente citado no comunicado, reforça a ideia de que este é o caminho para “voltar à normalidade, ainda que com todos os cuidados e segurança”, garantindo aquela que é a preservação da marca identitária das mais antigas sanjoaninas do país que, nem com a gripe espanhola, haviam sido suspensas. “Em 2020, quando foi tomada a decisão de suspender as festas presenciais, esta Associação reinventou o que tinha preparado, dando-lhe um outro vigor no digital. Em 2021, proporcionou momentos específicos e altamente controlados, como consequência do aumento de casos no concelho”, recorda.

Este ano, a AFSJB conta avançar com todas as atividades que habitualmente compõem o programa das festas, voltando também a ter uma área dedicada ao comércio ambulante, à alimentação e às diversões.

As inscrições para a venda ambulante, diversões e alimentação serão feitas integralmente através do site do São João de Braga, num formulário próprio. As inscrições abrirão no próximo dia 1 de março e estarão disponíveis em www.saojoaobraga.pt.

Notícia atualizada às 16h15 com mais informação.

EM FOCO

Populares