O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, inaugurou no sábado as obras de remodelação do Mercado Municipal, um novo espaço mais funcional que oferece, agora, aos vendedores e demais utilizadores “melhores condições de conforto, higiene e segurança”, de acordo com a autarquia.
Em comunicado enviado hoje às redações, a Câmara refere que o renovado e moderno espaço contou com um investimento global superior a 206 mil euros, uma empreitada cofinanciada pelo PDR 2020, através do FEADER, no âmbito das Cadeias Curtas e Mercados Municipais.
A remodelação do Mercado Municipal teve como principal objetivo “dotar o equipamento de melhores condições de venda e preservação de produtos, promovendo uma melhor e maior interação entre produtor e consumidor”.
O novo Mercado Municipal “atende às exigências atuais” sendo composto por novas bancas para a comercialização de peixe, frutas e hortícolas, fumeiro, entre outros produtos locais, despensas individuais de apoio a cada banca, instalações sanitárias para vendedores e público em geral, espaços de arrumos e de lavagem, gabinete médico veterinário e gabinete de fiscalização e segurança.
Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal destacou “as boas condições do Mercado Municipal”, mostrando-se “muito satisfeito” com o resultado.
Deixando palavras de reconhecimento às equipas responsáveis pelo projeto e obra de construção, bem como aos técnicos do município envolvidos neste processo de remodelação do mercado, Francisco Alves agradeceu a compreensão dos vendedores que agora dispõem de melhores condições de trabalho e de atendimento ao público, desejando-lhes bons negócios.
A revitalização do espaço implicou a reformulação da imagem do edifício, tornando-o mais “apelativo e atual”, capaz de “potenciar as atividades económicas aí desenvolvidas” e tirando partido da sua “excelente localização”.
O mercado representa um ponto tradicional de encontros e lugar de convívio, onde “a confiança vem da proximidade das pessoas que o utilizam”.
O edifício do Mercado Municipal é um espaço multifuncional – Casa da Juventude, Associativismo, Artes Ofícios e Gerações – que acolhe, para além do requalificado mercado, um auditório, gabinetes técnicos do município, Centro de Teatro e associações locais.
A sessão inaugural contou com um momento musical protagonizado por artistas locais. Acompanharam o presidente da Câmara Municipal nesta cerimónia, vereadores e presidentes de juntas de freguesia e demais autarcas, técnicos do município, entre outros convidados e público em geral.