A ambulância que tinha sido roubada aos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, quando estava à porta do quartel já foi recuperada, em Arcos de Valdevez, numa zona de fronteira próxima de Monção.
Segundo o comandante, Daniel Araújo, foi “um rapaz” quem furtou a viatura de transporte de doentes não urgentes.
À partida, a ambulância não terá sofrido danos.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Federação Distrital de Bombeiros do Alto Minho, Germano Amorim, adiantou que, após a difusão da notícia do furto, dois bombeiros do corpo de Voluntários de Arcos de Valdevez “identificaram a viatura furtada que se deslocava no sentido de Monção para Arcos de Valdevez. Após avisarem as autoridades, a GNR já deteve o indivíduo na freguesia do Extremo, Arcos de Valdevez”.
Germano Amorim adiantou que o “indivíduo detido em flagrante delito será transportado para o posto territorial da GNR de Arcos de Valdevez onde deverá ser assim constituído arguido”.
O responsável destacou que os dois bombeiros “ao avistarem a viatura avisaram de imediato as autoridades e puseram-se no encalço da mesma, o que foi decisivo para o desfecho desta operação relâmpago”.
Como O MINHO noticiou, uma ambulância dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, foi furtada na noite desta terça-feira, quando estava estacionada em frente ao quartel.
A corporação lançou um apelo nas redes sociais para ajudar a encontrar a viatura de transporte de doentes não urgentes.
A ambulância ia fazer um serviço e que quem a roubou aproveitou um instante em que a condutora tinha ido à central.
O caso foi de imediato comunicado à GNR.
Em declarações à agência Lusa, Germano Amorim, presidente da Federação Distrital de Bombeiros do Alto Minho, adiantou que a viatura é de 2021, está avaliada em cerca de 50 mil euros e foi comprada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora “em regime de ‘leasing’.
“A viatura está munida de sistema de georreferenciação”, adiantou Germano Amorim.
O presidente da Federação Distrital de Bombeiros do Alto Minho adiantou que “as imagens de videovigilância instaladas no quartel, permitem visualizar um indivíduo a furtar a viatura, que vão ser entregues às forças policiais, a quem foi formalizada a respetiva queixa-crime”.
Notícia atualizada às 00h16 com mais informação.