O presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, visitou recentemente as obras da residência de estudantes da cidade que avançam a bom ritmo.
“Já falta pouco para que cada vez mais estudantes e investigadores se fixem no concelho”, referiu, apontando 2025 como o ano de estreia.
“Com a Vila – Residência de Estudantes, Famalicão vai ser uma opção ainda mais viável para que os estudantes consigam realizar a sua formação com todas as condições”, notou ainda Mário Passos, numa publicação nas redes sociais.
Esta será a primeira residência estudantil a ser edificada no município famalicense e dará resposta às quatro instituições de Ensino Superior fixadas no concelho: Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Universidade do Minho e Universidade Lusíada.
A obra foi adjudicada às empresas Cari Construtores e Domingos da Silva Teixeira (DST). A infraestrutura ficará instalada no antigo edifício dos serviços municipais de Ambiente, na Praça D. Maria II, e envolverá um investimento na ordem dos 4,8 milhões de euros, sendo que 3,4 milhões são provenientes do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em parceria com a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.
De acordo com a memória descritiva, o projeto contempla a reabilitação e adaptação do edifício principal existente e a construção de um novo bloco especialmente projetado para fins habitacionais.
Após a reabilitação e ampliação do edifício, este terá capacidade para instalar 91 residentes, distribuídos por 53 quartos com cinco tipologias diferentes, incluindo quartos e estúdios simples e duplos e quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada.
O projeto apresenta ainda diversas áreas funcionais, como receção, sala de estudo, espaço de refeição e convício internos e externos, cozinhas, instalações sanitárias, salas técnicas, área de apoio ao pessoal, áreas de gestão, armazenamento e garagem/oficina para bicicletas.