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Começou esta segunda-feira a intervenção profunda numa das mais importantes vias da cidade de Braga, a Avenida da Liberdade.
A Câmara partilhou imagens do projeto, mostrando como ficará a zona após a requalificação.
Como O MINHO noticiou, as obras arrancaram agora após na quinta-feira passada ter sido montado o estaleiro, nos antigos terrenos do Clube de Caçadores, pela empresa que a vai executar, a construtora DST.
A empreitada de requalificação da Avenida da Liberdade começa a partir da rotunda do São João. “Vai-se arrancar na zona dos passeios, pelo que os cortes de via – uma no sentido ascendente e outra no descendente – serão feitos à medida das necessidades”, declarou a O MINHO a vereadora Olga Pereia.
Acrescentou que será mantida uma via em funcionamento, pelo que o trânsito continuará a fluir, ainda que com maior dificuldade. Para informar os bracarenses e minimizar o impacto da obra, o Município preparou um Plano de Comunicação, que lhes é dirigido, e que também sai à rua por estes dias.
Olga Pereira disse, ainda, a O MINHO, que a requalificação do Túnel Rodoviário da Avenida, deve começar em junho ou julho: “O pedido de visto também já entrou no Tribunal de Contas e a decisão, se não houver obstáculos jurídicos, e que seja emitido dentro de um a dois meses”.
O prazo de conclusão, nos dois casos, é de 250 dias.
Investimento de 8,3 milhões
No caso da obra do túnel, o seu custo será de 5,2 milhões de euros, mais cerca de 600 mil do que o que estava previsto no concurso público, facto que se deve à inflação que afeta os produtos de construção civil.
Já a da Avenida – a realizar no quadro do programa ‘Eu já passo aqui’ – custa 3,1 milhões de euros.
O documento que foi votado, há dias, na Câmara salienta que “foi intenção estratégica, clara e objetiva, do Município que a execução física de ambas as empreitadas decorresse em simultâneo, pois só dessa forma se garantiria uma redução efetiva e acentuada do volume de tráfego que circulará na Avenida da Liberdade durante a execução da empreitada, redução essa garantida através da interdição de circulação do fluxo proveniente da Estrada Nacional 14 prevista no interior do túnel durante a execução da empreitada”.
Por outro lado, acrescenta, fazendo-se coincidir aproximadamente os prazos de execução de ambas em empreitadas isso fará com que terminem aproximadamente na mesma data, provavelmente entre março e abril de 2024, evitando-se o prolongamento dos condicionalismos. Ou seja, a existir, e serão grandes, “que se verifiquem de uma vez”.
Plano de Tráfego
Para o efeito, o Município elaborou já um amplo estudo de tráfego com vista à mitigação dos constrangimentos que a simultaneidade das empreitadas irá gerar em toda a cidade, nomeadamente: definição e implementação de desvios de tráfego e de possíveis alterações de sentido de circulação, bem como alteração dos tradicionais circuitos dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) assim como da localização dos pontos de paragem e recolha de passageiros. Criação e divulgação de ampla campanha informativa, que – ao que soubemos – começará na primeira semana de maio.
Túnel e Avenida são interdependentes
O túnel rodoviário a intervencionar está incluído e implantado sobre um eixo rodoviário fundamental para Concelho, garantindo, através da Estrada Nacional 14, o acesso norte ao centro da cidade através da Avenida da Liberdade e a partir desta avenida às Estradas Nacionais 101, 103 e 309. Já a Avenida é uma via complementar direta e fortemente interdependente com o Túnel rodoviário.
A intervenção da avenida da Liberdade – que deve começar pela zona da rotunda de São João da Ponte, a maior em termos de número de atropelamentos – vai desde o cruzamento com a rua do Raio até a rotunda de S. João da Ponte, totalizando 850 metros. Prevê o reperfilamento da via com a inserção de vias cicláveis segregadas, unidirecionais, dos dois lados da faixa de rodagem, novas travessias pedonais, eliminação de barreiras à circulação inclusiva, incremento da arborização e aumento da área permeável.
Esta intervenção – diz a proposta camarária – “vai beneficiar a imagem urbana e contribuir para uma evolução muito relevante nos padrões de mobilidade da cidade e na diminuição significativa das emissões de gases, quer através da redução no número de veículos e redução das velocidades praticadas, quer pelo aumento da área permeável com inserção de novas componentes vegetais, incluindo novas árvores”.
Novas travessias
Serão ainda implementadas novas travessias, nomeadamente no lado sul do cruzamento com a rua 25 de Abril, nos lados Norte e Sul do cruzamento com a avenida João XXI; junto ao cruzamento com a Rua Araújo Carandá e junto à rotunda de S. João da Ponte, na avenida Viriato Nunes (N101).
A travessia existente junto ao Parque da Ponte será duplicada, passando a haver uma ligeiramente mais a Norte, sobre o rio Este, e outra mais a sul, junto à rotunda. Todas as travessias pedonais passam a incorporar pisos podotáteis.
As paragens de transporte público são redesenhadas, de modo a que a plataforma de embarque fique elevada 30 centímetros acima da faixa de rodagem, facilitando o acesso aos autocarros.
O projeto prevê igualmente a reformulação ou reposicionamento do mobiliário urbano, da iluminação pública, da sinalização e das demais infraestruturas, compatibilizando-os com o novo desenho da via, e a execução de canteiros junto aos limites da faixa de rodagem, com novas plantas que não exigirão sistema de rega.
Proceder-se, ainda, à eliminação e substituição das duas passagens inferiores que se encontram junto à avenida João XXI/avenida Imaculada Conceição por travessias de superfície, plenamente acessíveis.
Já os espaços afetos ao estacionamento público serão revistos, dando-se prioridade às atividades de cargas e descargas, mantendo-se, contudo, alguns lugares de utilização comum, bem como lugares de mobilidade condicionada.