Desde as 08:00 horas, o Minho acordou sob aguaceiros, que se iniciaram no litoral e se estendem gradualmente ao interior. O céu apresenta-se muito nublado, com possibilidade de aguaceiros localmente intensos, especialmente em zonas de serra, e eventual ocorrência de trovoada entre as 10:00 e as 12:00.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a região enfrenta ainda uma descida acentuada da temperatura (de quase 10.º na ‘máxima’, que não deve subir acima os 23ºC.
O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 km/h) de noroeste a partir da tarde, podendo soprar forte (até 40 km/h) nas terras altas.
No Grande Porto, a chuva também marca presença desde a manhã, com o céu a tornar-se pouco nublado ou limpo apenas no final da tarde. Há possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal no litoral.
No Centro, a chuva estende-se ao longo do dia, enquanto o Sul regista céu pouco nublado, com possibilidade de aguaceiros e trovoada no interior à tarde. Na Grande Lisboa, aguaceiros fracos e trovoada podem ocorrer à tarde, acompanhados de céu muito nublado.
O estado do mar na Costa Ocidental apresenta ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros, aumentando para 1,5 a 2 metros ao final da tarde, com a temperatura da água entre 17 e 19ºC. Na Costa Sul, as ondas são inferiores a 1 metro, com a água a 19/20ºC.