O elevador “Halo”, com 50 metros de altura, foi inaugurado, esta sexta-feira, às 12:00 (hora espanhola).
Conforme relata a imprensa local, houve fila para as primeiras viagens do elevador, com duas cabines, sendo que cada uma leva 17 pessoas.
Contudo, não houve cerimónia oficial de inauguração, o que estará relacionado com o período de campanha eleitoral que está a decorrer na Galiza.
Às sexta-ferias e sábados, o elevador está aberto entre as 06:00 até à 01:00. Já de domingo a quinta-feira, encerra mais cedo, às 23:00.
O elevador liga as zonas García Barbón e Vía Norte, conectando assim a zona baixa e alta da cidade, mais propriamente ao edifício do maior e mais recente centro comercial Vigo. São 1,2 quilómetros que se poupam a caminhar, o que equivalia a cerca de 20 minutos.
O Halo”, assente numa viga de betão, a cerca de 50 metros de altura, ficará iluminado durante a noite e tem vista sobre a ria de Vigo.
A estrutura pesa 750 toneladas e é toda envidraçada.
Para Abel Caballero, autarca de Vigo, já referiu, como O MINHO noticiou, que este novo elevador será um “símbolo da cidade”, apelidando-o ainda de “obra de arte”.
É uma obra a cargo da Arenas&Asociados, em colaboração com o gabinete local AM2 Arquitectos e o estúdio português NOARQ, sediado no Porto.
A empreitada, que iniciou em 2022, custou cerca de 15 milhões de euros, cerca do dobro inicialmente previsto. Durante as obras foi necessário cortar o trânsito da autoestrada AP-9, que este “Halo” sobrevoa.