O campeão olímpico Iúri Leitão foi desafiado a revelar o seu “tasco” preferido e a escolha recaiu sobre um na sua terra natal, Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo.
O jovem ciclista foi o convidado de mais uma rubrica de “O Tasqueiro”, ‘influencer’ de gastronomia tradicional portuguesa que tem mais de 82 mil seguidores no Instagram.
Questionado sobre qual o seu “tasco favorito”, Iúri Leitão, que conquistou duas medalhas nos Jogos Olímpicos Paris2024 e foi eleito o atleta do ano em Portugal, não hesitou: “O meu tasco favorito é este mesmo aqui: a ‘Tasca do Necas’, em Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, onde temos as melhores moelas do mundo”.
Depois, o ciclista vianense acompanha “O Tasqueiro” na degustação das iguarias da casa, que tem “uns menuzinhos assim bem porreiros para quem curte uns petiscos variados”.
A degustação começa com um “Trifásico à Necas”, que é uma bebida à base de cerveja, vinho e gasosa, servido em caneca de barro. É “bastante conhecido” e “escorrega mesmo muito bem”, garante “O Tasqueiro”.
Depois, Iúri Leitão e o ‘influencer’ gastronómico vão degustando várias especialidades da casa, como o chispes, sande de presunto com ovo (chamada “entalada”) e a sande de fêvera (que Iúri gosta de acompanhar com mostarda). Para terminar, o “Romeu e Julieta” (queijo e marmelada) e um bagacinho.
Publicado há cinco dias, o vídeo já tem mais de 350 mil visualizações e perto de cinco mil ‘gostos’.