EDITADO 02/04/2023: O texto abaixo não descreve “factos verdadeiros”. Trata-se da notícia de 01 de abril de 2023.
A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) estará prestes a adquirir o Estádio 1.º de Maio, em Braga, para aí erguer o seu maior santuário fora do Brasil.
A informação foi avançada a O MINHO por um agente imobiliário conhecedor do processo.
“Será, sem dúvida, um marco histórico para a Universal e para Braga, cidade bimilenar e conhecida como Roma portuguesa”, afirma Pepeu Frajola, partner da imobiliária Santos & Matheus, com sede junto ao rio Este, desde janeiro.
De acordo com a mesma fonte, o espaço poderia estar a funcionar já no dia 01 de maio, próximo, para justificar o nome do recinto, dentro daquilo que será o seu novo futuro.
“Ao que fomos percebendo, o nosso cliente tem nos planos inaugurar o novo santuário em tempo recorde e, segundo me disse uma prima afastada, no WhatsApp, a possibilidade de juntar Lula da Silva [presidente do Brasil] e Jair Bolsonaro [ex-presidente] na inauguração é uma das surpresas que podem acontecer”.
Dentro daquilo que são os planos da IURD para o seu novo entreposto na região do Minho, encontra-se a ideia de adquirir 20 a 25 por cento da SAD da Arquidiocese de Braga e lançar uma aplicação móvel (app) para fazer o Caminho da Geira, que liga a cidade a Santiago de Compostela, de costas.
Outra possibilidade avançada, passa por adquirir a capela de São João da Ponte, berço do São João de Braga, para aí erigir uma estátua de Edir Macedo, fundador daquela igreja, com dimensões nunca inferiores a 130 metros, o tamanho de um aerogerador.
E, diz a mesma fonte a finalizar: “Na inauguração será montando um altar-palco de – para verem a grandeza dos planos – 19,27 milhões de euros [mais IVA]”.
O MINHO tentou obter reações do edil Ricardo Rio e da arquidiocese, mas só tinha 5% de bateria e estava a finalizar uma viagem de Uber.
“Muito legal”, disse o motorista quando confrontado com a notícia, confessando que, no entanto, professa outra religião – “Eu sou flamenguista, né?…”.
O Estádio 1.º de Maio, todo construído em granito, em 1956, localiza-se no Parque da Ponte, em Braga, e tem capacidade para 30 mil espectadores. Até 1974, chamou-se Estádio 28 de Maio.