O grupo Irmãos Barreto, Lda, com sede em Vila Seca, Barcelos, venceu o concurso público para a qualificação das infraestruturas de saneamento básico e requalificação das ruas Rua Padre Bento da Mota e a Avenida de Santa Marinha, entre Antas e Forjães, no valor de 1.304.117,93 milhões de euros, abaixo dos 1,99 milhões que a autarquia pedia no procedimento.
Além do grupo de Barcelos, apresentaram propostas a Camacho Engenharia SA, a Irmãos Moreira SA, a Boaventura e Boaventura SA, a ABB e a Domingos Pedrosa Barreto, Lda.
A obra foi candidatada ao programa de financiamento NORTE 2030 – Ciclo Urbano da Água em baixa (IT), que visa promover investimentos primordialmente inseridos no ciclo urbano da água em baixa, sistemas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais que contribuem para a implementação do Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais 2030 (PENSAARP) 2030).
Em maio deste ano, quando o concurso foi lançado, o presidente da Câmara de Esposende, Guilherme Emílio, referiu “que Esposende continua a consolidar uma política ambientalmente responsável, promovendo o bem-estar dos seus munícipes e contribuindo ativamente para um território mais resiliente e sustentável”.
Lembrou que esta é “a primeira fase de um investimento nesta zona da freguesia de Antas que permitirá, numa segunda fase, ampliar a rede de saneamento para o denominado loteamento de Almozerne”.
Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, referiu que esta empreitada “é mais um passo com vista ao cumprimento dos objetivos estratégicos de eficácia, eficiência, sustentabilidade e valorização económica e ambiental de serviços, de forma a garantir serviços de água de excelência às populações”.