EDITADO 02/04/2021: O texto abaixo não descreve “factos verdadeiros”. Trata-se da notícia de 1 de abril de 2022.
Um empresário do Quirguistão, pequeno país encravado na Ásia Central, vai adquirir 70,23% do capital da PDG5 Media, proprietária do jornal digital O MINHO.
O investidor, Aybek Japrok, que é meio-irmão do presidente do país, Sadyr Japarov, é um conhecido magnata local, proprietário da Kyryz Bo La Cha, conglomerado com negócios em áreas tão diversas como o turismo, o aço, os cavalos anões, as fitas de cetim ou a comunicação social digital de elevado potencial geo-estratégico.
O negócio foi fechado na passada segunda-feira, na ria de Vigo, na Galiza, Espanha.
Aybek Japrok comprou O MINHO por ser um jornal regional com cores vermelhas – condição obrigatória em todos os investimentos que faz nesta área – não tendo ainda sido revelado o valor da operação, feita na moeda local do Quirguistão – o Som quirguiz.
O novo sócio ultra-maioritário da PDG5 Media pretende manter a estrutura de gestão, colocando apenas à frente da empresa de comunicação social um novo CEO, Sergei Popov, antigo director do jornal Astana Times, do Cazaquistão, e seu principal conselheiro nesta área de negócios. A sede irá passar para Bishkek, capital daquele país asiático, condição necessária para obter um financiamento proveniente de um apoio à aquisição de 90% da parte do governo. [A sede editorial do jornal, contudo, manter-se-à em Braga].
A transação está pendente da autorização da agência para a comunicação social da área de Bishkek (BishkkkekCom), no Quirguistão, e da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), em Portugal.
Fundado em 2015, o jornal O MINHO tem, atualmente, 2 milhões de leitores mensais. Tem surpreendido tudo e todos pela sua capacidade de acompanhar a atualidade, com informação independente e acesso 100% livre e gratuito.