Jonny Smyth, o irlandês de 26 anos detido em Braga pelo homicídio de um compatriota em Alicante, vai aguardar na cadeia a extradição para Espanha.
Presente hoje ao Tribunal da Relação de Guimarães, o suspeito não se opôs à sua entrega às autoridades espanholas.
Jonny Smithh foi conduzido à cadeia, onde ficará preso até ser entregue às autoridades espanholas.
Como O MINHO noticiou, a Polícia Judiciária (PJ) deteve Jonny Smyth, anteontem, em Braga.
O jovem de 26 anos estava a ser procurado a nível europeu e internacional por ter matado e escondido o corpo de outro irlandês, John George, de 37 anos, que estava de férias em Alicante, Espanha.
“A vítima foi dada como desparecida, naquele país, a 14 de dezembro de 2024, vindo o seu cadáver a ser localizado em meados do passado mês de janeiro, numa zona agrícola, em Rojales”, refere a PJ em comunicado.
“Desde o início da investigação das autoridades espanholas que surgiram fortes indícios da existência de crime de homicídio, com ocultação de cadáver, e do envolvimento do suspeito em tais factos, o qual, logo após os mesmos, terá fugido para países terceiros, supostamente localizados no Médio Oriente e na Ásia”, acrescenta.
Segundo a PJ, a localização do suspeito em território nacional foi agilizada com a pronta intervenção do Ministério Público – DIAP de Guimarães (Secção Especializada de Criminalidade Violenta).
Sobre Jonny Smyth pendiam mandados de detenção europeu e internacional, emitidos pelas autoridades espanholas. Acabou detido pela PJ de Braga.
Em Espanha, além deste homem, pela coautoria dos factos foi já detido um outro cidadão.
Os factos tiveram grande repercussão pública em Espanha e também no Reino Unido, tendo sido amplamente difundidos pela comunicação social dos dois países.
Artigo de Ivo Borges com Pedro Luís Silva