IPMA lança alerta para o Minho por causa da neve

Ipma lança alerta para o minho por causa da neve
Foto: Meteo Trás os Montes

Os distritos de Braga e de Viana do Castelo vão estar sob aviso amarelo por causa da neve e da agitação marítima a partir da tarde deste domingo, acabou de informar o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado enviado a O MINHO, é dito que o alerta por causa da neve vigorará entre as 15:00 horas de domingo e as 18:00 horas de terça-feira, sendo provável que ocorra “queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação acima de 800/1000 metros, que poderá ser de 5 cm acima de 800 metros”.

Segundo as previsões do IPMA, a temperatura mínima vai descer 10 graus nos próximos dois dias, caindo dos 13ºC da última noite para os 3ºC na noite de segunda para terça-feira. As máximas caem 16 graus (dos 28ºC de hoje para 12ºC na terça-feira).

Apesar do aviso entrar em vigor neste domingo, o dia no Minho ainda será de sol e nuvens, mas a chuva regressa na segunda-feira ao final da manhã e poderá ser de neve nos pontos mais altos.

Ipma lança alerta para o minho por causa da neve
Avisos para braga e viana do castelo. fonte: IPMA

Segundo o IPMA, pode haver “perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo, como vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados”.

Já o aviso amarelo válido para agitação marítima decorre apenas na terça-feira, entre as 06:00 e as 19:00 horas, esperando-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O IPMA emitiu ainda um aviso amarelo para o vento, também para terça-feira, que vigorará entre as 12:00 e as 19:00, esperando-se “vento forte de noroeste, rodando gradualmente para sudoeste, com rajadas até 80 km/h no litoral”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Mordomia do senhor dos passos saiu às ruas de viana do castelo

Mordomia do Senhor dos Passos saiu às ruas de Viana do Castelo

Próximo Artigo
Pedro nuno santos quer “passo em frente” na valorização da administração pública

Pedro Nuno Santos quer “passo em frente” na valorização da administração pública

Artigos Relacionados