IPMA antecipa queda de neve nas serras do Minho acima dos 900 metros

Soajo, Lindoso, (Serra Amarela), Castro Laboreiro ou Gavieira podem acumular.
Foto: CM Melgaço / Arquivo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Braga e de Viana do Castelo sob aviso amarelo por causa da queda de neve, entre as 18:00 horas de segunda-feira e as 09:00 horas de terça-feira.

Segundo o IPMA, é esperada queda de neve acima de 900 metros, com acumulação acima de 1000 metros, que poderá ser de 10 cm acima de 1100 metros.

Desta forma, é esperada neve em zonas como Soajo, Lindoso, (Serra Amarela), Gerês, Castro Laboreiro, Lamas de Mouro ou Gavieira.

Como impactos prováveis, o instituto alerta para a perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo, por exemplo: vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores e abastecimentos locais prejudicados.

Mas antes, no domingo, e como noticiou O MINHO, a região vai estar sob aviso laranja por causa da chuva, por vezes forte.

Segundo os modelos de previsão meteorológica, a frente associada à Tempestade Hermínia começa a fazer-se sentir a partir do final da próxima madrugada, esperando-se já um acumular de chuva significativo durante a manhã de domingo, sobretudo na região do Alto Minho.

O temporal deverá começar a intensificar-se em todo o Minho a partir das 18:00 horas de domingo, devendo atingir o seu pico máximo por volta das 22:00 horas.

Toda a região do Minho estará em aviso meteorológico, de nível laranja, por causa da chuva forte entre as 18:00 e a meia-noite de domingo para segunda, prolongando-se durante a madrugada em forma de aviso amarelo.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados