IPCA promoveu contacto de 400 estudantes com empresas tecnológicas

IPCA Technology, Education and Companies Summit
Foto: IPCA

A segunda edição da IPCA Technology, Education and Companies (TEC) Summit: Semana da Tecnologia já terminou e contou com a participação de mais de 400 estudantes, 16 grandes empresas da área tecnológica e seis entidades de financiamento, divulgou a instituição de ensino superior.

Na abertura, que decorreu no Fórum Braga, Maria José Fernandes, presidente do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), salientou a estreita ligação do IPCA às empresas, que se materializa em eventos como o T.E.C. SUMMIT, organizado pela Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP) e Escola Superior de Tecnologia (EST), com o patrocínio da InvestBraga, fazendo com que os estudantes tenham “acesso a um ensino mais prático e adaptado às reais necessidades do mercado de trabalho”.

Já João Borges, coordenador do SUMMIT, referiu que o IPCA pretende ser um dos agentes que dinamizam o crescimento económico da região do Cávado e do Ave e, por essa razão, o programa deste ano assenta em dois eixos: capital humano e investimento.

“No primeiro eixo, é promovida a aproximação dos estudantes às empresas da região e, no último eixo, é dinamizada a ideação entre as empresas e entidades de financiamento, visando a criação de propostas de copromoção”, lê-se no comunicado enviado às redações.

O primeiro dia deste evento, que decorreu no dia 25 de novembro, contou com um painel que deu a conhecer a visão dos administradores da F3M, DStelecom, Sonae Sierra, InCentea e Startup Braga sobre as tendências do futuro na área da inovação, bem como conhecer as soluções empresariais que estão a transformar o futuro das empresas e do mercado do trabalho.

No período da tarde foram apresentados projetos de inovação social, no âmbito da educação, da saúde, através do 2Ai – Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada do IPCA, assim como ideias provenientes de ‘start-ups’, inspirando o “lado mais inovador e empreendedor dos estudantes”.

O segundo dia do evento contou com painéis multidisciplinares, com workshops ministrados pelas empresas, Amazon AWS, Bosch Portugal, Coreflux, DStelecom, ESI Robotics, F3M, FiberT, Fujitsu, IGUS, Incentea, Neadvance, Omron, Optimizer e Valérius e ainda expositores tecnológicos por onde circularam centenas de estudantes.

No último dia, reservado às empresas e entidades de financiamento, decorreu no Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar (LISA), em Esposende, um encontro entre todas as empresas que participaram no evento e as entidades de financiamento como ANI, ATTRACT DIH, CCDR-N, IAPMEI e PIS2030.

“Naquele espaço e de uma forma mais lúdica, foram feitas atividades de networking para potenciar ideias de copromoção entre as empresas com cariz de financiamento”, nota.

Este dia contou com a presença da vereadora da Educação da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Vilar.

“Com este evento, o IPCA proporciona, assim, aos seus estudantes, desde o primeiro ano, uma visão mais ampla e prática, alinhada com as exigências das sociedades modernas, tanto no ambiente académico quanto no empresarial, promovendo uma maior inclusão e preparação para um futuro de sucesso. Ao mesmo tempo é potenciada uma maior sinergia entre o tecido empresarial da região, através de promoção de projetos em copromoção. Este programa de 2024 está inserido na visão do T.E.C. SUMMIT e visa dinamizar o crescimento económico sustentável da região do Cávado e do Ave”, refere o politécnico.

A abertura do evento contou ainda com a atuação dos estudantes do Conservatório de Música de Barcelos.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados