Já estão abertas as candidaturas para os 49 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), com formação em áreas como Gestão, Design, Tecnologia, Hotelaria, Turismo e Desporto. Decorrem até 27 de agosto.
No ano letivo 2025/2026, a oferta formativa do IPCA passa a incluir dois novos cursos: Tecnologias de Impressão em Labelling e Packaging e Cabos Elétricos e Infraestruturas, perfazendo um total de 49 CTeSP disponíveis.
O IPCA destaca ainda o “número expressivo” de cursos oferecidos em regime pós-laboral, que “facilita a conciliação com outras atividades profissionais”.
Com duração de dois anos letivos, os CTeSP são formações superiores orientadas para a prática, com seis meses de estágio garantido numa empresa.
As aulas decorrem no campus principal do IPCA, em Barcelos, bem como nos polos de Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Esposende e Vila Verde.
As candidaturas são feitas exclusivamente online, até 27 de agosto, através da Plataforma de Candidaturas do IPCA, onde se encontra toda a informação necessária, incluindo a distribuição dos cursos por cidade.
Formação orientada para as necessidades das empresas
No próximo ano letivo, o IPCA reforça a sua aposta em cursos desenvolvidos em parceria com empresas da região, “ajustados às suas reais necessidades”.
É o caso do curso Cabos Elétricos e Infraestruturas, integrado no Programa NKT, que oferece aos estudantes a oportunidade de estabelecer um acordo de formação de longa duração com a empresa NKT.
Por sua vez, o curso Tecnologia e Inovação Informática está incluído no Programa BrightStart, no qual os candidatos colocados poderão celebrar um acordo semelhante com a empresa Deloitte.
As candidaturas para estes dois cursos específicos decorrem até 20 de agosto.