Seguir o O MINHO

Região

IPCA com dois novos cursos de mestrado

Gestão e Marketing

em

Foto: DR / Arquivo

Mestrado em Gestão e Mestrado em Marketing. São estes os novos cursos do IPCA para o próximo ano letivo, foi hoje anunciado.


O Mestrado em Gestão é direcionado para as áreas da gestão, com especialização nos ramos de gestão financeira e de gestão de recursos humanos, indica aquele politécnico, em comunicado.

“O curso tem como objetivos permitir a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências transversais, que permitam aos estudantes obter uma sólida formação nestas áreas, ampliando e aprimorando as suas competências profissionais e incentivando à pesquisa científica nessas áreas”, sublinha o IPCA.

Já o Mestrado em Marketing tem por objetivo “proporcionar uma formação com um caráter profissional, prático e altamente especializado em marketing”.

“Num momento de profundas mudanças nas empresas e nos mercados, este curso pretende dotar os estudantes de uma apreensão efetiva do conceito de marketing nas organizações, captando e antecipando as tendências do mercado em ambiente nacional ou internacional, numa lógica cada vez mais digital. Visa também desenvolver a capacidade de investigação aplicada à procura de soluções para os desafios das empresas”, dá conta a instituição.

Os cursos de mestrado conferem o grau académico de mestre, com uma duração de quatro semestres a que correspondem 120 ECTS.

As candidaturas aos Cursos de Mestrado já estão a decorrer, sendo que a 1ª fase termina a 12 de julho. As candidaturas podem realizar-se aqui.

Anúncio

Braga

Ministro anuncia nova ETAR em Braga junto ao rio Este

Ambiente

em

Foto: CM Braga

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, anunciou hoje, em Braga, o lançamento de um concurso “absolutamente pioneiro em Portugal” para reutilização das águas residuais tratadas.

Em declarações aos jornalistas, Matos Fernandes sublinhou ser “absolutamente fundamental” que o país seja capaz de reutilizar o esgoto tratado.

“O esgoto tratado é água para um conjunto vastíssimo de aplicações”, referiu o ministro, apontando, como exemplos, a lavagem de autocarros ou a rega de jardins e de culturas permanentes.

Hoje mesmo, foi lançado um concurso, no valor de seis milhões de euros, para reutilização de águas residuais.

“Nós podemos produzir eletricidade a partir de fontes renováveis, sem causar qualquer mal ao planeta, mas não conseguimos produzir água, a água que temos hoje é a água que tínhamos quando a terra foi terra”, acrescentou o ministro.

Anunciou ainda o lançamento de um outro aviso, no valor de nove milhões de euros, para a construção de uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR) em Braga.

“As 50 maiores ETAR do país, e esta que vai ser feita é uma delas, têm uma enorme capacidade de tratamento”, enfatizou.

Em comunicado, a AGERE explica que o principal objetivo desta nova ETAR de Vale de Este, será retirar o sobrecarregamento da atual ETAR de Frossos e drenar para uma outra bacia, a bacia hidrográfica do rio Ave, eliminando “as atuais descargas indevidas”.

“Com esta nova ETAR serão obtidos elevados benefícios ambientais e de saúde pública, permitindo não só tratar convenientemente as águas residuais do Sistema Cidade de Braga, com um importante impacto no sistema sensível onde se encontra, mas também permitir dividir a descarga de caudais entre as 2 bacias hidrográficas (Cávado e Ave) com inevitáveis benefícios ambientais”, escreve a AGERE.

Não foi ainda anunciado o local na nova ETAR mas O MINHO sabe que Celeirós será a aposta da empresa de tratamento de águas residuais.

Continuar a ler

Braga

Braga tem sete novos autocarros elétricos (e o ministro veio dar uma volta)

Ambiente e mobilidade

em

Apresentação dos novos autocarros TUB. Foto: Sérgio Freitas / CMB

O ministro do Ambiente, José Matos Fernandes deslocou-se a Braga neste sábado para presidir à cerimónia de apresentação de sete novos autocarros 100 por cento elétricos dos Transportes Urbanos de Braga (TUB), que se juntam aos seis já em circulação.

Para o ministro, este é mais um passo para Portugal atingir, em 2050, a meta das emissões zero no que à mobilidade se refere.

Acentuou que em Portugal está em curso “o maior investimento da Europa” na substituição dos autocarros a diesel por autocarros a gás natural ou, preferencialmente, a gás.

Ricardo Rio discursa na apresentação dos novos autocarros TUB. Foto: Sérgio Freitas / CMB

Trata-se de um investimento de 205 milhões de euros, destinados a 709 autocarros.

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, sublinhou a aposta na renovação da frota dos TUB, cuja média de idades em 2013 era superior a 17 anos em 2021 descerá para 13.

Apresentação dos novos autocarros TUB. Foto: Sérgio Freitas / CMB

A renovação da frota dos TUB inclui 13 autocarros elétricos e 25 a gás.

Continuar a ler

Guimarães

Guimarães mantém Plano Municipal de Emergência para acompanhar evolução da covid

Covid-19

em

Foto: DR

A Câmara de Guimarães mantém ativo o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil e, consequentemente, o Centro de Coordenação Operacional Municipal para permitir a coordenação de todas as entidades relativamente à evolução concelhia da covid-19.

A decisão, que foi tomada na sexta-feira após reunião com a Comissão Municipal de Proteção Civil, tem em conta a necessidade de “acompanhamento permanente e estreita coordenação entre as instituições, bem como do devido planeamento, por forma a promover o regresso à normalidade”, refere um comunicado da autarquia.

O presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, citado no comunicado, avançou a intenção de “estimular o comércio e a restauração, impulsionar a dimensão cultural e de espaços públicos, bem como de aumentar a resposta ao nível da oferta de transportes públicos”, tendo sempre como prioridade “a segurança dos cidadãos”, atendo à possibilidade de “uma nova vaga” de infeções.

Nesse sentido, sublinhou ser “importante a adequação dos Planos de Contingência das diversas instituições, públicas e privadas”, e o cumprimento das indicações das autoridades de saúde” para manter a segurança nesta fase.

Continuar a ler

Populares