Investimento de milhões em novas creches em Braga, Barcelos, Vila Verde e Póvoa de Lanhoso

Devem começar a funcionar em 2024

Desde o início de março foram publicados em Diário da República anúncios de concursos públicos para seis novas creches no distrito de Braga, totalizando um investimento de cerca de 7,5 milhões de euros. Braga, Barcelos, Vila Verde e Póvoa de Lanhoso são os concelhos que vão beneficiar com os novos equipamentos que, salvo imprevisto, podem começar a ser construídos ainda antes do verão e devem começar a funcionar em 2024.

O maior investimento – 2,1 milhões de euros – será pela Santa Casa da Misericórdia Póvoa de Lanhoso, que pretende aumentar a resposta social creche em 47 utentes, passando de 55 para 102. A instituição viu aprovada pela Câmara da Póvoa de Lanhoso, em 2021, a proposta de reconhecimento público estratégico. O procedimento para concurso público, com prazo de execução de 14 meses, foi publicado na quinta-feira em Diário da República.

De acordo com a proposta descritiva do projeto, consultada este sábado por O MINHO, o novo edifício, localizado na freguesia de Senhora do Amparo, terá um berçário com capacidade para 20 bebés, dividido em duas áreas, cada uma delas com sala de atividades, com acesso a um pátio vedado no exterior, e uma área para refeições. Outras duas alas do edifício, divididas em cinco salas, vão acolher crianças até aos 36 meses.

Se o maior investimento individual está na Póvoa de Lanhoso, Vila Verde é o concelho que mais novas creches ganha. A Santa Casa da Misericórdia local pretende construir novos espaços de raiz nas freguesias de Soutelo e Marrancos, investindo 626 mil euros na primeira e 759 mil na segunda. Os dois anúncios de procedimento para concurso público, com prazo de execução de 12 meses, foram publicados esta sexta-feira em Diário da República.

A vila de Prado, também no concelho de Vila Verde, irá ver um desejo antigo concretizado, com a ampliação da creche da Casa do Povo da Vila de Prado, num investimento de 1, 6 milhões (1,659,502.00) para requalificar um edifício localizado junto à ponte sobre o Cávado que liga ao concelho de Braga. O anúncio do concurso público foi publicado no passado dia 03 de março em Diário da República.

Em Braga, o Centro Social da Paróquia de São Lázaro pretende duplicar a atual oferta para a infância, com uma ampliação do atual edifício. Para isso, e de acordo com o anúncio de procedimento para concurso público publicado no dia 01 de março em Diário da República, o centro vai investir cerca de um milhão de euros (1,063,424.55) num projeto que se prevê concluído em 11 meses.

Também publicado a 01 de março em Diário da República, o anúncio de procedimento de concurso limitado por prévia qualificação para a construção de uma nova cresce em Roriz, Barcelos, prevê um investimento de 1,2 milhões de euros através do Centro Zulmira Pereira Simões. O novo equipamento ficará localizado em frente à atual sede da IPSS.

Estas seis empreitadas anunciadas desde o início de março totalizam um investimento de 7,4 milhões de euros (7.408.926,55), valor que aumenta para perto dos 10 milhões (9.898.835,33) quando somando os concursos publicados em fevereiro para empreitadas do género no distrito de Braga.

Em fevereiro, o Centro Social Vale do Homem publicou em Diário da República o anúncio de concurso para a construção de uma nova creche em Gualtar, na cidade de Braga, um investimento de 1,3 milhões. No mesmo mês, a Cooperativa de Solidariedade de Fafe publicou um anúncio para a reconversão do seu edifício numa creche, prevendo investir cerca de 350 mil euros (352,678.30), e a associação Em Diálogo publicou anúncio para uma reconstrução que irá criar uma creche, investindo 555 mil euros (555,125.30). Por sua vez, em Barcelos, a Câmara publicou anúncio de concurso público para a reconversão/adaptação do jardim de infância da Várzea para creche, no valor de 282,105.15 euros.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x