Investigadora do Politécnico de Viana recebe financiamento da UEFA para estudar arbitragem feminina

Sandra Santos
Investigadora do politécnico de viana recebe financiamento da uefa para estudar arbitragem feminina

Sandra Santos, docente e investigadora da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) conseguiu financiamento da UEFA para uma investigação sobre a mulher na arbitragem, foi hoje divulgado.

Em comunicado, o IPVC adiantou que o projeto de Sandra Santos foi recomendado pela Portugal Football School e foi um de cinco escolhidos pela UEFA, entre 44 candidaturas, para apoio financeiro ao abrigo do UEFA Research Grant Programme 2022/2023.

Não há investigação nesta área, mas não estava nada à espera que o projeto fosse um dos escolhidos”, confessa a docente e investigadora da ESDL-IPVC, admitindo que “este é um bom sinal e que a mulher começa a ter um papel importante e a ser reconhecida”. A mulher, alerta Sandra Santos, “tem fisionomia e caraterísticas diferentes e tem que ser apoiada e valorizada”.

O projeto financiado em cerca de 15 mil euros começa já no próximo mês e prolonga-se por nove meses. “Com este trabalho pretendo investigar a incidência e prevenção de lesões em árbitras de futebol, uma vez que este tópico se tem revelado pouco investigado, além de que é uma variável que também afeta o recrutamento, a retenção e o desenvolvimento sustentado da carreira desportiva da mulher árbitro em Portugal e em Espanha”, explica a docente e investigadora da ESDL-IPVC, citado no comunicado.

Na prática, Sandra Santos vai “recolher dados através de GPS e fazer o respetivo acompanhamento”. A investigadora vai realizar este trabalho no mês de agosto em Portugal e em janeiro do próximo ano em Espanha. “Espero criar conexão internacional e assim expandir este trabalho que espero que seja o primeiro de muitos”, sublinha.

Este programa, promovido pela UEFA junto das instituições de ensino superior de cada país membro, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de investigação científica que seja relevante e que contribua de forma significativa para a melhoria do futebol. A Portugal Football School tinha indicado como candidatos a esta bolsa outros cinco projetos portugueses.

Sandra Santos é a terceira portuguesa a obter apoio do UEFA Research Grant Programme, depois do diretor da Portugal Football School, André Seabra (com o “medicamento Futebol”, em 2016), e de Mário Borges, que em 2017 foi bolseiro da UEFA numa investigação dedicada às migrações dos treinadores e às dificuldades interculturais que estes enfrentam.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Parque ecológico de viana recebeu 85 mil visitantes num ano

Parque Ecológico de Viana recebeu 85 mil visitantes num ano

Próximo Artigo
Exposição comemorativa da appacdm em ponte da barca

Exposição comemorativa da APPACDM em Ponte da Barca

Artigos Relacionados