Arquivo

Investigadora defende antecipação de rastreios do cancro colorretal e da mama

Investigadora defende antecipação de rastreios do cancro colorretal e da mama

A investigadora Maria Manuel Mota, que lidera o novo Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular (GIMM), defende uma antecipação dos rastreios nos cancros colorretal e da mama e alerta que estão a aparecer cada vez mais cedo na população.

“No cancro colorretal, que era um cancro tipicamente de pessoas acima dos 50 anos (…), nós estamos a ver casos muito jovens. E quando estamos a falar de jovens é abaixo dos 40 anos. Já existem pelo mundo inteiro, não é apenas em Portugal, é um fenómeno que está a acontecer em vários tipos de cancro”, afirmou a investigadora.

Numa entrevista à Lusa a propósito do trabalho que o GIMM vai desenvolver, a investigadora diz que os rastreios terão “todos de ser pensados”, e lembra: “muitas vezes as normas são muito rígidas e os dados que vêm da ciência têm de nos fazer repensar isto”.

O diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais, Rui Tato Martinho, já tinha alertado para o aumento de casos de cancro da mama, colorretal e do fígado em pessoas mais jovens, apontando a obesidade e o consumo exagerado de álcool e carnes vermelhas como causas para este problema.

Quanto ao cancro da mama, a Direção-Geral da Saúde (DGS) está a atualizar a norma referente ao rastreio, antecipando-o dos 50 para os 45 anos. O documento já deveria ter ficado concluído no verão.

A recomendação da DGS vem cumprir as recomendações da União Europeia emitidas há dois anos para antecipar a primeira mamografia para os 45 anos e estender o rastreio até aos 74 anos.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Oposição interna do be critica participação do partido nas comemorações do 25 de novembro

Oposição interna do BE critica participação do partido nas comemorações do 25 de Novembro

Próximo Artigo
Ponte de lima: banda de estorãos de luto pela morte do presidente em explosão

Ponte de Lima: Banda de Estorãos de luto pela morte do presidente em explosão

Artigos Relacionados