Investigadora de Fafe ‘mostra’ santuários do Minho em revista científica internacional

Turismo
Investigadora de fafe 'mostra' santuários do minho em revista científica internacional

A investigadora Joana Teixeira, natural de Fafe mas a residir em Braga há cerca de uma década, publicou um artigo científico na prestigiada revista internacional Journal of Tourism and Heritage Research onde dá a conhecer os santuários do Bom Jesus, em Tenões, Braga, e de Porto de Ave, em Taíde, Póvoa de Lanhoso, através de uma nova rota turística.

O mesmo trabalho foi apresentado virtualmente esta semana durante o Congreso Internacional Científico-Profesional de Turismo Cultural, organizado pela Universidade de Córdoba, em parceria com outras universidades espanholas e da América Latina.

“Nos Passos de Maria e Jesus: Proposta de Rota pelos Santuários de Nossa Senhora de Porto d’Ave e do Bom Jesus do Monte (Portugal)” é o nome do artigo de 40 páginas, que pode ler aqui.

Joana Teixeira conta a O MINHO que a ideia surgiu depois de nos últimos dois anos ter trabalhado como guia turística em Braga, aliados a uma infância onde o santuário de Porto d’Ave também fez parte.

Investigadora de fafe 'mostra' santuários do minho em revista científica internacional
Elevador do Bom Jesus. Foto: DR
Investigadora de fafe 'mostra' santuários do minho em revista científica internacional
Bom Jesus do Monte. Foto: DR
Investigadora de fafe 'mostra' santuários do minho em revista científica internacional
Lago do Bom Jesus. Foto: José Macedo

“O que me levou a fazer este artigo foi o facto de ver que o local [Bom Jesus] é muito visitado e também porque já conhecia desde a minha infância o santuário de Porto de Ave, que não é muito conhecido nem a nível nacional”, sublinha.

Joana explica que o artigo científico mostra a criação de uma rota entre os dois santuários, contudo o conteúdo é não só sobre a rota mas também sobre o património e a devoção do povo: “Há a descrição do património desses santuários, todos o passos, e explico ainda a devoção dos portugueses, tanto a Jesus como a Maria”, revela.

Investigadora de fafe 'mostra' santuários do minho em revista científica internacional
Igreja do Santuário de Porto d’Ave. Foto: Joana Teixeira
Investigadora de fafe 'mostra' santuários do minho em revista científica internacional
Capela da Visitação. Foto: Joana Teixeira
Investigadora de fafe 'mostra' santuários do minho em revista científica internacional
Estátuas relacionadas com descida da cruz. Foto: Joana Teixeira

Minho: Região privilegiada

A investigadora explica ainda que, falando em particular do Minho, esta região “é privilegiada” em Portugal, tanto no “sentido gastronómico como no sentido climático, apesar da chuva”.

“Mesmo a chuva dá-nos um verde incrível em termos paisagísticos. Temos montanha, temos planície e mar. Dentro de Portugal, acho que é uma região procurada pela sua beleza, porque se come bem, porque as pessoas são simpáticas e hospitaleiras e por causa da paisagem, mas também pelas nossas tradições, em particular falando das romarias, que a pandemia retirou”, relembra.

Investigadora de fafe 'mostra' santuários do minho em revista científica internacional
Aldeia de Sistelo, em Arcos de Valdevez. Foto: DR
Investigadora de fafe 'mostra' santuários do minho em revista científica internacional
Praia de Apúlia. Foto: DR

Mostra virtual para retoma física

Apesar de a covid-19 ter colocado um travão no turismo em Portugal (e um pouco por tudo o mundo), Joana acredita que é possível dar a volta através da promoção online com recurso a vídeos e fotografias.

“Já falava nisto antes da pandemia, porque temos de cativar os sentidos das pessoas, e neste caso como não estamos ligados cara a cara com ninguém, temos de apelar através de visita virtual, porque depois vão querer o real. Mesmo quem nunca viajou, quer viajar”, reforça.

“Nesta altura, mais do que nunca, as pessoas vão criar uma lista para viajar e podem adicionar o Minho, Bom Jesus, Porto d’ Ave, e quando tudo voltar a uma certa normalidade, vão voltar às listas e visitar esses locais”, vinca.

Santuário de Porto de Ave

Mandado edificar em 1730 para acolher uma imagem da Nossa Senhora do Rosário,  o santuário de Nossa Senhora do Porto de Ave (ou de Porto d’ Ave) é um complexo religioso situado no lugar de Porto de Ave, freguesia de Taíde, Póvoa de Lanhoso.

Para além da igreja, o santuário contém um museu de arte sacra popular, via sacra com capelas e vários edifícios que serviram para apoiar os peregrinos que se deslocavam para a região. Atualmente, é local de uma romaria que se realiza nos primeiros domingos do mês de setembro.

Santuário do Bom Jesus do Monte

Já o santuário de Bom Jesus do Monte tem conhecida a sua primeira ermida no século XIV. Em 1522 foi erguida uma terceira ermida por iniciativa do deão da Sé de Braga, consumando-se como um dos locais mais importantes para a devoção religiosa no Norte de Portugal.

Está classificado como Monumento Nacional e declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Esposende atribui até 40 bolsas de estudo para formação superior

Esposende atribui até 40 bolsas de estudo para formação superior

Próximo Artigo
Assaltam 19 casas de emigrantes em poucos dias numa aldeia em ponte da barca

Assaltam 19 casas de emigrantes em poucos dias numa aldeia em Ponte da Barca

Artigos Relacionados