Investigadora de Barcelos ganha prémio de melhor tese de doutoramento em França

Ângela Filipa Brochado
Investigadora de barcelos ganha prémio de melhor tese de doutoramento em frança
Foto: Universidade de Aveiro

Ângela Filipa Brochado, investigadora natural de Lijó, Barcelos, foi premiada com o primeiro lugar na Doctoral Dissertation Competition (Concurso de Dissertação de Doutoramento) promovido pela Industrial Engineering and Operations Management Society (Sociedade de Engenharia Industrial e Gestão de Operações), no âmbito da 8.ª European Conference on Industrial Engineering and Operations Management (Conferência Europeia de Engenharia Industrial e Gestão de Operações), que se realizou em Paris, França, entre 02 e 04 de julho de 2025.

Ângela Filipa Brochado é, atualmente, investigadora pós-doutoramento no âmbito da Agenda PRR NEXUS – Pacto de Inovação para a Transição Verde e Digital nos Transportes, Logística e Mobilidade, e também membro do Grupo de Análise Funcional e Aplicações (GAFA), integrado no Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA), na Universidade de Aveiro (UA).

Em comunicado, a UA explica que este “prémio reconhece o trabalho desenvolvido na sua tese de doutoramento intitulada A Big Data Driven Approach to Support Continuous Improvement Initiatives and Decision-Making in 4.0 Companies (Uma Abordagem Orientada por Big Data para Apoiar Iniciativas de Melhoria Contínua e a Tomada de Decisão em Empresas 4.0), um trabalho que se debruça sobre o impacto da digitalização e da análise de dados na melhoria contínua, no contexto da Indústria 4.0 e 5.0, supervisionado pelo professor Eugénio Rocha, do Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro, e pela professora Carina Pimentel, do Departamento de Produção e Sistemas da Universidade do Minho.

“A melhoria contínua tem sido uma componente estratégica nas organizações modernas, especialmente com o avanço da automação e da digitalização. Nesta tese, a investigadora da UA defende que os dados devem ser usados não apenas como ferramentas de análise, mas como base empírica para capacitar os trabalhadores a liderar iniciativas de melhoria contínua baseada em evidências dos dados”, refere a UA.

De acordo com a mesma fonte, a tese gerou dois contributos centrais. Primeiro, apresenta quatro modelos inovadores baseados em dados, desenvolvidos e validados em ambientes reais de manufatura (linhas de produção na Bosch Termotecnologia e Vista Alegre) e logística (processos operacionais e de transporte de contentores do Porto de Sines).

Segundo, a tese apresenta ImproveXpert4.0, uma plataforma digital para impulsionar a melhoria contínua baseada em dados. Inclui dois elementos de design de apoio, o fluxograma estrutural DMAIC-PDCA e a sua arquitetura de alto nível.

Entretanto, na sua página de Facebook, a Junta de Freguesia de Lijó já felicitou a investigadora natural da freguesia “pelo prestígio alcançado”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Portugal regista 847 óbitos fetais e neonatais 

Portugal regista 847 óbitos fetais e neonatais 

Próximo Artigo
Psd insurge-se contra "tentativa orquestrada de difamação pública" do autarca de esposende

PSD insurge-se contra "tentativa orquestrada de difamação pública" do autarca de Esposende

Artigos Relacionados