Seguir o O MINHO

Braga

Investigadora da UMinho na área da depressão vence prémio da Nature

Doença afeta quase 300 milhões de pessoas em todo o mundo

em

Foto: Divulgação / ICVS

A investigadora da Universidade do Minho (UMinho) Luísa Pinto, a trabalhar na área da depressão, ganhou hoje um dos prémios dos Nature Research Awards for Driving Global Impact, que distingue investigadores em início de carreira, anunciou hoje aquela academia.

Em comunicado enviado à Lusa, a UMinho adianta que Luísa Pinto, do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), é uma das três vencedoras do prémio Nature que distingue jovens cientistas “cuja investigação tem um impacto positivo na comunidade”, realçando o facto de ser a única mulher e a única portuguesa no” restrito lote de finalistas”.

Além do currículo, explica o texto, os candidatos submetem um projeto a desenvolver, sendo que a depressão “é um dos tópicos” que a investigadora tem trabalhado com o objetivo de “construir uma base para criar novos antidepressivos”.

A investigadora portuguesa, uma das três galardoadas, recebe assim uma bolsa de 10.000 dólares americanos (mais de 9.000 euros), e ainda um perfil na revista Nature e no sítio online do prémio.

Luísa Pinto, refere a UMinho, “estuda a relação entre os astrócitos gerados de novo no cérebro adulto – células do sistema nervoso central que têm a função de sustentar e nutrir os neurónios, bem como regular os neurotransmissores – e a patofisiologia da depressão, procurando encontrar novos rumos para a pesquisa clínica e terapias mais eficazes”.

No projeto apresentado, a investigadora pretende “atacar a doença, através de uma visão integrada e inovadora acerca do papel dos astrócitos gerados de novo no hipocampo e da sua função num cérebro deprimido” e “a partir daqui, tendo o potencial para encontrar um novo conjunto de alvos terapêuticos, o objetivo é desenvolver novas intervenções terapêuticas, como novos antidepressivos”.

O vencedor do prémio foi Tom Baden (Universidade de Sussex, Reino Unido), com Luísa Pinto e Alan Gow (Universidade Heriot-Watt, Reino Unido) a serem anunciados como segundos classificados.

A depressão afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que mais de 30% dos pacientes não tem respostas positivas às terapias existentes atualmente.

Anúncio

Braga

Atenção, Braga: Parada de Natal cancelada devido ao mau tempo

Atividades em espaços interiores mantêm-se

em

Foto: Divulgação / CM Braga

A chuva prevista para o próximo domingo levou a Câmara de Braga a cancelar a Parada de Natal, que fica ainda sem data para se realizar. Esta é já a segunda vez em três anos que este evento tem de ser adiado/cancelado devido ao estado do tempo.

No entanto, a programação que decorre em espaços interiores irá manter-se, sublinha a autarquia.

Programa de 15 de dezembro

11:00 | Tenda de Natal – Avenida Central
TEATRO “Mãos de Sal”, pelo Teatro de Marionetas de Mandrágora
Público-alvo: maiores de 03 anos | Duração: 50’

11:00 | Avenida Central
ESTÁTUA VIVA “Cartoonette”, por Ita Branco

12:00 | Tenda de Natal – Avenida Central
TEATRO “(Es)Trasgos de Natal”, pelos Três Irmãos
Público-alvo: infantojuvenil| Duração: 30’

15:00 | Tenda de Natal – Avenida Central
CIRCO DE MALABARES E MAGIA “Natal para Todos”, pelos Malatitsch e Sons da Suévia

16:00 | Tenda de Natal
ANIMAÇÃO MUSICAL, pelos Funk You Brass Band

16:00 | Avenida Central
ESTÁTUA VIVA “Cartoonette”, por Ita Branco

16:30 | Tenda de Natal – Avenida Central
ESPETÁCULO DE DANÇA “The Christmas Broadway Ladies”, pela Companhia Backstage

17:00 | Tenda de Natal – Avenida Central
TEATRO “Mãos de Sal”, pelo Teatro de Marionetas de Mandrágora
Público-alvo: maiores de 03 anos | Duração: 50’

18:00 | Igreja senhora-a-Branca
CONCERTO DE NATAL, pelos Vozes de Braga

21:30 | Tenda de Natal – Avenida Central
CONCERTO “Harmonia de Natal”, pela Banda Musical de Cabeiros

Continuar a ler

Braga

Polícia e bombeiros resgatam mulher encarcerada em Braga

Choque em cadeia

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Um acidente que envolveu três carros, esta noite de quinta-feira, na rotunda junto ao McDonald’s, em Gualtar, cidade de Braga, provocou um ferido, apurou O MINHO no local.

O choque ter-se-á dado na sequência de uma travagem do carro da frente. A condutora do último veículo sofreu ferimentos e não conseguiu sair pelos próprios meios, sendo necessária a intervenção dos meios de socorro.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Acabou retirada do interior da viatura por elementos dos Bombeiros de Amares e por agentes da equipa de intervenção rápida da PSP de Braga, que estavam no local, assim como uma patrulha de dois elementos da divisão de trânsito.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foi transportada para o Hospital de Braga com ferimentos considerados ligeiros.

Continuar a ler

Braga

Manel Cruz apresenta novo espetáculo em 2020 e começa em janeiro por Braga

Theatro Circo

em

_ © Hugo Lima | fb.me/hugolimaphotography | hugolima.com

O músico Manel Cruz, vocalista dos Ornatos Violeta, vai apresentar em 2020 um novo espetáculo, “concebido especificamente para auditórios”, cuja digressão arranca em janeiro em Braga, foi esta quinta-feira anunciado.

De acordo com informação hoje divulgada nas contas de Manel Cruz nas redes sociais, “Tour Nedó” é o novo espetáculo do músico e da sua banda (António Serginho, Eduardo Silva e Nico Tricot), “pensado para auditórios e teatros”.

O primeiro espetáculo da digressão “Tour Nedó” está marcado para 04 de janeiro, no Theatro Circo, em Braga, e em relação a outras datas “haverá mais novidades em breve”.

“Tour Nedó” é “um pretexto para se fazer e reinventar música, tendo como ponto de partida o mais recente ‘Vida Nova’, mas também o reportório mais antigo, passando por inéditos e outros temas que nunca vão existir”.

“Vida Nova”, editado em abril deste ano, é o primeiro álbum de Manel Cruz em nome próprio, antes disso tinha editado com os Ornatos Violeta, Pluto, Supernada ou enquanto Foge Foge Bandido.

Continuar a ler

Populares