Seguir o O MINHO

Cávado

Investigadora da UMinho, de Barcelos, premiada em evento internacional de Engenharia

Mariana Rodrigues da Silva

em

Foto: DR

Mariana Rodrigues da Silva, aluna de doutoramento em Engenharia Mecânica da Universidade do Minho (UMinho), natural de Barcelos, foi distinguida com o prémio de Melhor Apresentação no âmbito da 7.ª conferência do Programa de Mentorias Internacional (International Mentoring Foundation for the Advancement of Higher Education – IMFAHE), que se realizou no passado dia 31 de maio, foi hoje anunciado.

Este prémio foi atribuído no contexto da apresentação do trabalho intitulado “Influence of Spherical Joint Modelling Strategies in Mechanical Systems”, que tem teve objetivo examinar diferentes técnicas de modelação computacional de juntas esféricas incluindo propriedades realistas, tais como folga, lubrificação e elasticidade.

Em comunicado, a UMinho explica que o trabalho desenvolvido tem diversas aplicações, quer em uniões de componentes mecânicos, como, por exemplo, em suspensões automóveis, quer em articulações humanas, como, por exemplo, na articulação da anca. Este trabalho resultou da colaboração entre investigadores da Universidade do Minho (Mariana Rodrigues da Silva, Filipe Marques e Paulo Flores) e do Instituto Superior Técnico (Miguel Tavares da Silva).

A galardoada concluiu, em outubro de 2018, o Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica na Universidade do Minho, tendo obtido 20 valores na dissertação. Desde então, ingressou no Programa Doutoral de Engenharia Mecânica onde realiza investigação na área do movimento humano com dispositivos de auxílio à marcha, desenvolvendo as suas atividades científicas no Centro de Investigação e Desenvolvimento em MicroElectroMechanical Systems da UMinho (CMEMS-UMinho). É autora e coautora de várias publicações científicas e técnicas.

Populares