O investigador e professor Pedro Forte, natural de Cervães, Vila Verde, recebeu o prémio de Autor de Destaque do Ano de 2024, atribuído pela revista científica AIMS Biophysics.
Este reconhecimento foi atribuído pelo artigo intitulado “Analysis of a normal and aero helmet on an elite cyclist in the dropped position”.
O artigo premiado faz parte de uma série de estudos no âmbito da dinâmica computacional de fluidos (CFD) aplicada ao desporto, explicou Pedro Forte, destacando-se pelo seu contributo inovador na análise do desempenho aerodinâmico de capacetes em ciclistas de elite.
Pedro Forte, de 33 anos, é um dos doutorados académicos mais jovens de sempre na área das Ciências do Desporto em Portugal.
Foi-lhe atribuído em 2019 a distinção de melhor tese de doutoramento por entre as várias universidades afetas ao Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), tais como a Universidade da Beira Interior, a UTAD, o ISMAI, a UÉvora ou o IPLeiria.
Também coordenador do Departamento de Desporto do Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, foi nomeado em 2021 membro do Quadro Editorial do International Journal of Kinesiology and Sport Science (IJKSS).
A publicação, lançada em 2013, é um jornal científico com revisão por pares dedicado ao avanço da cinesiologia, ciências do desporto e da saúde, relacionadas com a atividade física.
No ranking, um dos mais utilizados no mundo e que faz referência aos últimos seis anos de investigação científica, o professor vila-verdense ficou em 1.° lugar a nível mundial nas áreas de “Treino Desportivo” e “Dinâmica dos Fluidos no Desporto”, duas das suas principais áreas de investigação.
O mesmo ranking também o coloca em 1.º lugar a nível europeu no estudo de “Biomecânica Desportiva”.
Natural de Cervães, onde completou a escola primária, Pedro Forte ingressou no colégio Didalvi, de onde saiu para o ensino superior no Instituto Politécnico de Bragança, onde concluiu a licenciatura em Desporto. Seguiu-se o mestrado em Exercício e Saúde, que terminou aos 23 anos, iniciando em 2014 a tese de doutoramento, que foi entregue em outubro de 2017, ainda com 26 anos, e defendida em julho de 2018, já com 27.
Com Pedro Luís Silva.