Seguir o O MINHO

Futebol

Insultos sobre mãe falecida de Rochinha valem multa de 286 euros ao Boavista

Violência no desporto

em

Foto: Instagram / Rochinha

286 euros. É este o valor da multa a pagar pelo Boavista por causa dos insultos dirigidos pelos adeptos axadrezados ao jogador do Vitória SC Rochinha, na sexta-feira, em jogo da 33.ª jornada da I Liga, que visavam a sua mãe, falecida em 2019.

De acordo com o mapa de castigos do Conselho de Disciplina da Liga portuguesa de futebol. os ‘axadrezados’ vão ter de pagar 286 euros pelos cânticos dirigidos ao capitão do Vitória, onde insultavam a mãe do jogador.

Recorde-se que o jogador, no dia seguinte ao encontro, queixou-se através das redes sociais da falta de respeito dos adeptos contrários e da passividade da Liga, levando a que o Sindicato de Jogadores tomasse uma posição.

Os adeptos terão entoado algo como “A p*** da tua mãe Rochinha, antes a tua do que a minha”.

Em comunicado, a organização de defesa dos direitos dos futebolistas anunciou ter pedido “uma reunião ao novo secretário de Estado da Juventude e do Desporto em que abordará, entre outros temas, a violência e aumento do discurso de ódio e ataques sobre os praticantes desportivos, dentro e fora dos recintos desportivos”.

A situação levou a que André Coelho Lima, deputado eleito pelo PSD, natural de Guimarães, levasse a situação ao Governo, afirmando que não é possível “ignorar este nível grotesco” de violência no desporto.

“Há três anos a mãe do Rochinha faleceu de uma doença oncológica e, desde então, tem sido brindado com cânticos que, este fim de semana, foram particularmente ruidosos e audíveis por toda a gente (…) isto é barbárie a tomar conta do desporto, e é a desumanidade a atingir níveis atrozes”, disse o também vice-presidente do PSD.

Rochinha representou o Boavista antes de ingressar no conjunto vimaranense.

O encontro de sexta-feira, que abriu a 33.ª e penúltima jornada, terminou empatado 1-1, no Estádio do Bessa.

Até ao momento ainda não existem reações ao castigo aplicado pela Liga.

Populares